PUBLICIDADE
Notícias

Servidores do IJF pedem segurança na unidade

Em mobilizações anteriores, catracas eletrônicas foras instaladas no IJF para garantir mais segurança aos pacientes e funcionários

10:23 | 27/03/2015
NULL
NULL

Um grupo de servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF) protestou por mais segurança, na manhã desta sexta-feira, 27, no pátio do hospital, no bairro Centro. Os manifestantes denunciam ações de violência contra pacientes e funcionários da unidade, como ameaças, execução e brigas de gangues.

De acordo com o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), somente nesta semana foram registrados três casos de agressões envolvendo acompanhantes de pacientes, enfermeiras e técnicas de enfermagem. A entidade ressalta que “por terem um contato mais próximo e prolongado com pacientes e acompanhantes, os funcionários da enfermagem são os mais expostos a riscos”.

Para a servidora Nascélia Silva, do Sindifort, as catracas e câmeras de segurança não resolvem. "É preciso diálogo, uma reunião com os funcionários e uma campanha para deixar os funcionários seguros. Tem que ter profissionais de segurança especializados aqui dentro", avalia.

Além de servidores e do Sindifort, participaram do protesto a Associação dos Servidores do IJF (Assijf) e a Intersindical- Central da Classe Trabalhadora. Em fevereiro do ano passado, catracas eletrônicas foras instaladas no IJF para garantir mais segurança aos pacientes e funcionários do hospital. A medida foi providenciada após mobilizações anteriores dos servidores.

A direção do IJF disse, em nota, que vem reforçando a segurança do hospital nos últimos meses. Além das catracas, o hospital destacou a implantação de câmeras de segurança para monitoramento do hospital. Para o coordenador da segurança do hospital, coronel Clínio Alves, o desentendimento entre uma funcionária e a acompanhante de uma paciente foi um fato isolado.

“Os seguranças agiram imediatamente, encaminhando as duas envolvidas para o 34° DP, onde foi registrada a ocorrência. O caso será julgado em juizado especial. Temos o monitoramento de todas as pessoas que entram e saem, elas são, inclusive, fotografadas”, frisou Clínio.

De acordo com a direção, ainda está em andamento um processo licitatório para contratação de segurança armada, também como parte do Projeto de Segurança. “Ressaltamos que a Direção do IJF sempre orienta todos os funcionários a não discutir com acompanhantes e sim informá-los sobre os procedimentos que estão sendo realizados com o paciente”, completou.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online
TAGS