PUBLICIDADE
Notícias

Projeto de lei discutirá informações sobre ingredientes de alimentos

A medida está sendo discutida e prevê que comércios que vendem comida especifique ao consumidor os ingredientes dos pratos

19:33 | 18/03/2015
Um projeto de lei deverá tramitar na Câmara Municipal tratando da obrigatoriedade de informar aos consumidores sobre os ingredientes utilizados no preparo dos alimentos. O objetivo é que restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias, padarias, sorveterias, rotisseiras e congêneres apresentem ao cliente exatamente o que ele está comendo. Uma audiência pública, hoje, discutiu as necessidades, formas de aplicação e sanções da medida. 

Segundo o projeto, “todos os alimentos preparados nos estabelecimentos e comercializados serão identificados com nome, número e informações sobre os ingredientes usados, desde o alimento base, complementos, temperos e tipo de gordura usada na sua confecção, incluindo-se informações sobre os ingredientes dos produtos industrializados utilizados na preparação”. Três alimentos estão no foco do projeto: glúten, lactose e açúcar.

A gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ivna Cidrão, afirmou que a proposta é um desafio permanente. "Hoje existem leis que obrigam a quantificar as calorias dos alimentos, mas não sobre os ingredientes", afirmou. Conforme ela, muitas vezes, ir a alguns restaurantes é constrangedor para pessoas diabéticas ou com intolerância a alguns alimentos. 


O projeto é de autoria do vereador João Alfredo (Psol) e deverá ser reformulado para só então tramitar na Câmara. 
 
Redação O POVO Online 
TAGS