PUBLICIDADE
Notícias

Oi lidera ranking de empresas mais reclamadas do Procon Fortaleza

Os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade, ou seja, com menor percentual de reclamações não atendidas

10:42 | 31/03/2015

Atualizada às 17h16min

O Procon Fortaleza divulgou, nesta terça-feira, 31, a lista com as empresas mais reclamadas em 2014, além de produtos com maior número de queixas. A Oi lidera com o maior número de reclamações (478), seguida do Itaú (214) e do Bradesco (182). Produtos de informática, cartão de crédito e aparelho celular são os itens com maiores reclamações.

A Oi já havia aparecido como líder de reclamações no Ceará em uma lista do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), posição que ocupava há quatro anos. Na época, a companhia informou que investiu R$ 104 milhões no Ceará e em registrando avanços importantes em seus indicadores.

Os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade, ou seja, com menor percentual de reclamações não atendidas. Nesse aspecto, o Santander (42,17%) aparece em primeiro lugar, seguido do Itaú (42,52%) e da Caixa Econômica Federal (52,63%)

De acordo com as informações do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.727 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida.

"É bom ressaltar que, mesmo em casos em que não tenhamos conciliação, se for constatada a abusividade da empresa na prestação do serviço, o Procon pode determinar multas que variam entre R$ 640,00 e R$ 9,6 milhões como forma de punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor", explica a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos.

O Procon disse que vai notificar e abrir processo administrativo contra as empresas mais reclamadas para que prestem esclarecimentos sobre as ações de atendimento das demandas dos consumidores. “As empresas poderiam resolver as demandas por meio de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), evitando transtornos e aborrecimentos aos consumidores”, completa Cláudia.


As áreas mais reclamadas pelos consumidores:
1. produtos 2.282 (48,28%)
2. assuntos financeiros 1.268 (26,82%);
3. serviços essenciais 698 (14,77%);
4. serviços privados 394 (8,34%);
5. saúde 56 (1,18%);
6. habitação 29 (0,6%).

Empresas mais reclamadas:
1. Oi (478);
2. Itaú (214);
3. Bradesco (182);
4. CCE/Digibras/Lenovo (158);
5. Rabelo (132);
6. Claro/Embratel (129);
7. Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (105);
8. Caixa Econômica Federal (95);
9. Grupo Pão de Açúcar (93);
10. SKY (91);

Empresas com menor índice de resolutividade:
1. Santander (42,17%);
2. Itaú (42,52%);
3. Caixa Econômica Federal (52,63%);
4. Banco do Brasil (59,38%);
5. Bradesco (64,29%);
6. Coelce (65,85%);
7. Cagece (71,88%);
8. SKY (73,63%);
9. Eletrônica Moriá (77,94%);
10. Cardif/BGN/Cetelem (78,16%).


Serviço
Denúncias sobre empresas e serviços:
Central de Atendimento ao Consumidor - 151, no horário comercial
Portal da Prefeitura de Fortaleza - www.fortaleza.ce.gov.br/procon
Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana

Redação O POVO Online com informações do Procon
TAGS