PUBLICIDADE
Notícias

Ocupação das mulheres foi maior no setor de serviços

13:30 | 05/03/2015
NULL
NULL
O setor com a maior concentração de mulheres ocupadas foi o de serviços, que teve 26 mil trabalhadoras, em 2014, de um total de 44 mil novas ocupações. Os dados do “Boletim Especial PED – Mulheres e o mercado de trabalho na RMF” levantou que, ato todo, o ano passado teve 51 mil novas ocupações.

A ocupação das mulheres no setor de serviços representou 59% do total, com vagas distribuídas entre: administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (11 mil ou 8,2%), alojamento e alimentação. Além disso, as mulheres estiveram distribuídas nas atividades: artes, cultura, esporte e recreação (7 mil, ou 5,9%), informação e comunicação, atividades profissionais, científicas e técnicas (5 mil, ou 16,7%).

[SAIBAMAIS 1] No comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas foram geradas 9 mil ocupações, a maioria delas para mulheres (cerca de 6 mil). A indústria da transformação foi o único setor que eliminou postos de trabalho (- 7 mil, ou -2,2%). As mulheres lideram as eliminações do setor, com menos -3,3% (5mil) – a porcentagem entre homens foi de -1,3% (-2 mil).

Josbertini Clementino, secretario Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, disse que ainda há muito a percorrer para que se atinja a igualdade entre gêneros. “Ainda há diferenças, especialmente no que se refere ao rendimento do trabalho e às formas de inserção”, completou o presidente do Instituo de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes.

Redação O POVO Online
TAGS