PUBLICIDADE
Notícias

Mulheres têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Indicação da Sociedade de Cardiologia é que a prevenção das doenças do coração seja a mesma feita para câncer de mama e de colo de útero

16:24 | 16/03/2015

As mulheres devem ter com as doenças cardiovasculares os mesmo cuidados que têm na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A indicação é da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Ceará (SBC/Ce), baseada na constatação de que a mulher tem duas vezes mais chances de morrer de infarto do miocárdio do que o homem.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, 21,1% das mulheres cearenses têm diagnóstico médico de hipertensão, enquanto o percentual masculino é de 16,1%. Quanto ao colesterol alto, a maioria também é de mulheres (12,9%), enquanto entre os homens é de 7,3%. Entre as mulheres cearenses, 6,1% têm diabetes e, entre homens, essa marca é de 3,6%.

 

Além desses indicadores, 48,6% das mulheres maiores de 18 anos são insuficientemente ativas, ante 34% dos homens, e 5% delas substituem pelo menos uma das refeições por sanduíches, salgados ou pizzas, hábito de 2,4% dos homens. Entre os maiores de 18 anos que fumam cigarro, 20,2% são homens e 12,9% mulhere

 

Fatores de risco

 

Entre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, estão a hereditariedade, idade e gênero. A prevenção das doenças do coração é feita a partir do ataque aos fatores de risco: tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, inatividade inclusifísica ou sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, diabetes e alimentação inadequada. 

 

Redação O POVO Online 

 

TAGS