PUBLICIDADE
Notícias

Hospitais de Fortaleza são selecionados para projeto 'Parto Adequado'

As instituições assinarão o termo de adesão ao projeto em maio, para dar início às atividades

22:54 | 27/03/2015
NULL
NULL

Três hospitais de Fortaleza foram selecionados para o projeto de incentivo ao parto normal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Hospital Israelita Albert Einstein.

Ao todo, 28 instituições foram escolhidas, com 23 hospitais privados e cinco maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Fortaleza, são eles: Hospital Regional Unimed Fortaleza, Hospital da Mulher e Hospital Cura D’Ars.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o objetivo de identificar modelos inovadores de atenção ao parto, reduzindo a ocorrência de cesarianas desnecessárias, afirma a ANS.

Parto Adequado

As instituições particulares selecionadas para o projeto ‘Parto Adequado’ estão entre as maiores do país em volume de parto, com taxas de cesarianas de 88,7%, superior à identificada na saúde suplementar (84%) e na rede pública (40%). Já os hospitais do SUS foram escolhidos por apresentarem percentual acima de 60% e realizarem mais de mil partos por ano.

[SAIBAMAIS1]

O projeto apresentará três propostas de modelos assistenciais como ponto de partida, construídos com base em evidências científicas, “além de ações complementares, com adequações no ambiente das maternidades, estímulo à participação de acompanhantes, cursos de gestantes e avaliação da experiência do cuidado pós-parto pelas mulheres”, ressalta a ANS.

Os resultados serão observados em médio e longo prazo, e ações devem ser introduzidas gradativamente.
Além dos 28 hospitais selecionados para o ‘Parto Adequado’, outros 16 estabelecimentos formarão um grupo de seguidores, participando através do acesso a vídeo-aulas e materiais informativos sobre como melhorar a qualidade da atenção ao parto.

Encontros presenciais com técnicos da ANS serão promovidos para discutir os resultados.

As instituições assinarão o termo de adesão ao projeto em maio, para dar início às atividades.

Redação O POVO Online

TAGS