PUBLICIDADE
Notícias

Fieis lotam missa na esperança de um bom inverno

A missa aconteceu na manhã desta quinta, 19, em homenagem a São José, na Catedral Metropolitana de Fortaleza

13:28 | 19/03/2015
NULL
NULL
“José era um homem em idade avançada, justo, pai legal (perante a Lei) de Jesus e esposo de Maria. Foi a ele que Deus entregou os seus maiores bens na Terra”. A homilia (antigo sermão) do padre irlandês Brendam Coleman, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, explicou a devoção católica para o santo considerado padroeiro do Ceará e patrono da Igreja. A Missa dos Josés, realizada ontem, às 10 horas, reuniu dezenas de José, Marias e centenas de outros fieis para agradecer e pedir a interseção do santo, principalmente, para que a chuva não falte no Estado.
 
“José é citado poucas vezes nos evangelhos da Bíblia. Mas, em cada citação, os evangelistas o descrevem como um homem muito correto, justo e repleto do amor de Deus”, apontou Coleman. Durante a missa, no momento das intenções, o padre pediu que as orações fossem direcionadas aos irmãos que sofrem com a seca.
O padre explica que a devoção a São José começou em 1860, com o papa Pio IX. Já o papa João XXIII, ainda segundo Coleman, declarou José como patrono da Igreja.
 
Foi com a família que o estudante Rômulo Paiva Rodrigues, 18, foi pedir a interseção do pai adotivo de Jesus. Ele faz tratamento contra a leucemia e tem fé na cura da doença. “Está tudo dando certo, graças a Deus. É ter esperança e fé em Deus.”, ensina. 
O vendedor ambulante Francisco Ferreira Lima, 37, levou dez guarda-chuvas à porta da igreja. Tinha vendido três até o início da celebração. “Eu queria que chovesse mais. Era bom pra todo mundo”.
 
Antes da celebração, foram distribuídos copos com o caldo de São José: preparados em duas panelas de 30 litros, e entregues para uma fila organizada, o caldo vinha quentinho e saboroso. “É um caldo abençoado.”, conclui o aposentado José Veras Albuquerque, 69.
Na calçada da Catedral, um José deixava seu recado a giz: Em nome de Jesus, ajude o José Airton. E se pendurou, de cabeça pra baixo, nas grades da igreja. Ele não quis falar com a reportagem.
 
[FOTO2] 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Redação O POVO Online 

TAGS