PUBLICIDADE
Notícias

Falta de manutenção preventiva provocou desabamento de varanda, aponta laudo

Espaço passava por reforma, que não tinha licença. Condomínio deve providenciar projetos de recuperação do local, que segue interditado

13:09 | 10/03/2015
NULL
NULL
O desabamento de uma varanda do prédio Versailles, no Meireles, foi provocado pela falta de manutenção preventiva e alto grau de oxidação das ferragens das vigas de sustentação, segundo o laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), apresentado nesta terça-feira, 10. No acidente, ocorrido no último dia 2 de março, dois operários morreram e um terceiro ficou ferido.

Segundo o documento, o problema foi ''uma consequência de ações humanas, tais como a falta de capacidade técnica do pessoal envolvido na manutenção e conservação da estrutura de concreto armado”. Além disso, causas naturais estão relacionadas ao envelhecimento dos materiais que compõem a estrutura, principalmente o aço.

O presidente do Crea-CE disse que o acidente poderia ter sido evitado, mas a manutenção foi negligenciada. O edifício ainda vai passar por um estudo detalhado, mas os moradores dos sete andares seguem fora do local, que deve permanecer interditado “até que seja avaliada a estabilidade estrutural do edifício, bem como o estado de conservação de sua estrutura de concreto''.

[SAIBAMAIS 2] O laudo aponta ainda que os responsáveis pelo condomínio Versailles devem providenciar a contratação urgente de engenheiro calculista para avaliar a estrutura da edificação e realizar os projetos de escoramento e o de recuperação /reforço estrutural. “Posteriormente, tais responsáveis deverão contratar empresas especializadas em execução de escoramento, recuperação e reforço estrutural”, completa.

Redação O POVO Online
TAGS