PUBLICIDADE
Notícias

UFC inaugura núcleo que atuará em todas as etapas de desenvolvimento de medicamentos

A unidade é a primeira do Brasil a atuar em todas as etapas de cadeia, desde sínteses moleculares a testes em seres humanos

17:32 | 02/02/2015
NULL
NULL
A nova estrutura do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi inaugurada nesta segunda-feira, 2. A sede é o primeiro núcleo de pesquisa do Brasil que atuará em todas as etapas de cadeia de desenvolvimento de medicamentos, passando por testes em animais até a etapa com seres humanos.

O espaço conta com 10 mil m² que levou 10 anos para ser realizado. O coordenador do NPDM, professor Odorico Moraes, lembrou, durante a cerimônia de inauguração, as dificuldades enfrentadas ao longo desse período e ressaltou sua importância, contextualizando com melhorias econômicas que serão geradas ao mercado brasileiro, já que o país importa 93% de todos os insumos necessários para a fabricação de medicamentos e tem um déficit de R$ 10 bilhões por ano.

"Temos de diminuir o mais rapidamente possível a dependência externa do setor. Por isso acreditamos que a estratégia do Governo seja fortalecer os grupos de pesquisa que tenham potencial para contribuir para alavancar a indústria farmacêutica", avaliou Odorico.
 
[VIDEO1] 

Presente no evento, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rabelo, destacou que o núcleo é uma trincheira em defesa da saúde pública nacional e ressaltou a defesa da economia. "A UFC está de parabéns. O Brasil está melhor preparado para enfrentar um mundo muito desigual no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação", destacou.

O NPDM abrigará 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas, estrutura hospitalar com 64 leitos em voluntário sadios e pacientes, além de 14 ambulatórios. Há também um Biotério a ser entregue em junho, para realização de testes em animais. O investimento é de R$ 17 milhões, financiados pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Redação O POVO Online 
TAGS