PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura lançará aplicativo para auxiliar usuários do transporte público

App móvel deve estar funcionando em toda a rede pública de Fortaleza em até quatro meses. Outras ações, voltadas para pedestres, pretendem otimizar os deslocamentos

10:06 | 04/02/2015

Atualizada às 11h20min

A Prefeitura Municipal de Fortaleza apresentou, na manhã desta quarta-feira, 4, novas iniciativas para o deslocamento da população, que devem ser desenvolvidas ao longo de 2015. Os projetos incluem a criação de um aplicativo de monitoramento da chegada/partida dos ônibus, além de um programa de segurança para pedestres. As ações integram o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).

Intitulado “Programa de Informação ao Usuário do Transporte Público”, o aplicativo móvel poderá ser baixado pelos usuários, disponibilizando informações sobre itinerários, integrações possíveis entre os coletivos e controle de chegada dos ônibus. A previsão é que a tecnologia, desenvolvida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus-CE) com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), funcione em toda a rede num prazo de quatro meses.

O “Programa de Requalificação dos Pontos de Parada”, por sua vez, inclui ações como troca de instalações de abrigos metálicos, implantação de lixeiras, requalificação da iluminação pública e microcorreções de acessibilidade nos passeios. As paradas com maior número de linhas devem receber todas essas ações concentradas, conforme a Prefeitura. Ao todo, serão requalificadas 83 paradas,a partir de julho (reformar segue até dezmebro de 2015).

Voltado pata os pedestres, o “Programa de Apoio à Circulação de Pedestres” prevê a implantação de dispositivos de moderação de tráfego de segurança viária em áreas com risco para pedestres. Para isso, a partir de julho serão instaladas faixas elevadas para pedestres e pontos críticos serão mapeados, de acordo com a ocorrência de acidentes e áreas 'Zona 30' (locais com velocidade máxima permitida de 30 km/hora).

Binários

Neste mês, já estão previstas faixas exclusivas em dois trechos da Leste Oeste e avenida Ablição. As avenidas Alberto Craveiro, Mister Hull e Juscelino Kubitschek terão faixas exclusivas em março. Além disso, o binário da Alberto Magno com Gomes de Matos será requalificado. Outros binários devem ser implantados nas ruas Germano Franck com Zacarias Gondim, na Pragaba, e Costa Mendes com Gustavo Braga, no Montese.

Desenvolvimento
Segundo a Prefeitura, as ações foram projetadas a partir de um mapeamento da cidade, realizado em janeiro. Outras iniciativas, desenvolvidas nos semestres passados, devem ter continuidade, como as faixas exclusivas, as bicicletas compartilhadas (Bicicletar), ciclofaixa de lazer, e as novas tecnologias para gestão do "Zona Azul".

Redação O POVO Online com informações da Prefeitura
TAGS