PUBLICIDADE
Notícias

O POVO Online acompanha saída de torcedores da Arena Castelão; veja vídeo

Reportagem conferiu o retorno das torcidas após o jogo, no percurso equivalente à avenida Silas Munguba até o terminal da Parangaba

02:44 | 05/02/2015
NULL
NULL

A saída dos torcedores, do estádio, é mais um foco de operação da Polícia Militar (PM), em dias de Clássico-Rei, na Capital cearense. Nessa quarta-feira, 4, Ceará e Fortaleza se enfrentaram pela Copa do Nordeste, na Arena Castelão. O POVO Online acompanhou o retorno das torcidas após o jogo, no percurso equivalente à avenida Silas Munguba até o terminal da Parangaba. Não houve conflitos entre facções rivais.

A operação da Polícia para garantir a saída dos torcedores em segurança contou com policiais militares e guardas municipais. Equipes do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), do Comando Tático Motorizado, (Cotam), da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e da Guarda Municipal atuaram durante o trajeto.

Apesar de não ter ocorrido confusões entre torcedores de Ceará e Fortaleza, a reportagem flagrou pequenos conflitos ao longo da Silas Munguba e nas proximidades do terminal da Parangaba. O POVO Online não presenciou nenhuma prisão.

A equipe de reportagem ficou posicionada na avenida Silas Munguba, ao lado da Praça da Cruz Grande, no bairro Serrinha. Na tarde dessa quarta, dois áudios, aparentemente de integrantes de organizadas, indicavam o local como palco de briga entre torcedores rivais. Porém, a expectativa de confusão não se concretizou.

Ao lado da equipe do O POVO Online, estava uma viatura do Cotam, com três policiais. Durante todo o trajeto da Silas Munguba havia tropas do Comando Tático, separadas por uma distância de aproximadamente 50 metros. Por conta da medida preventiva adotada pela Polícia, quando a partida terminou, apenas os torcedores do Ceará foram autorizados a deixarem o Castelão, enquanto a torcida do Fortaleza esperava dentro da Arena.
[SAIBAMAIS2]
A medida é uma forma de evitar o confronto das torcidas a caminho do terminal ou no próprio local de espera a ônibus. Após os torcedores do Ceará passarem caminhando pela avenida em direção ao terminal, os admiradores do Fortaleza seguiram pelo mesmo caminho.  

Um dos momentos de mais tensão ocorreu quando policiais do Cotam, distantes 50 metros da reportagem, foram surpreendidos por pessoas - escondidas dentro da comunidade da Serrinha - dispararam um rojão em direção aos profissionais de segurança. O grupo da Polícia revidou com bombas de efeito moral. "Atiraram rojão e pedras na gente. A sorte é que caiu no telhado", disse um policial do Cotam, que preferiu não ser identificado.

Além disso, foram ouvidos barulhos de bomba de efeito moral dentro da comunidade da Serrinha, na área próxima à Praça da Cruz Grande. Segundo os policiais do Cotam, seriam decorrentes de conflito entre a equipe do Raio com infratores.

Terminal
Após as duas torcidas passarem pelo trecho onde a equipe do O POVO Online estava posicionada, a reportagem se dirigiu até o terminal da Parangaba. O local estava praticamente vazio e aparentemente tranquilo.

Apenas uma confusão foi presenciada pela equipe do portal. Torcedores do Fortaleza passaram pela rua Eduardo Perdigão, via que cerca o terminal, e jogaram pedras na direção de guardas municipais. Na rápida passagem do grupo, eles quebraram uma pequena parte da grade do terminal. Resposta das forças de segurança veio com bombas de efeito moral.

A operadora de telemarketing Juliana Ferreira, 21 anos, precisou esperar o namorado no terminal da Parangaba. Foi a primeira vez que a jovem esteve no local em dia de Clássico-Rei. "Nunca havia pegado ônibus para o terminal em dia de jogo. Mas, achei até tranquilo", conta ela.

Veja vídeo:

[VIDEO1] 

 

TAGS