PUBLICIDADE
Notícias

MPCE vai investigar problemas nos semáforos de Fortaleza

A AMC e a empresa terceirizada responsável pela manutenção dos aparelhos, Nova Koasin, devem ser notificadas para prestar esclarecimentos

13:21 | 25/02/2015

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instarou um procedimento administrativo para investigar a pane nos semáforos de Fortaleza, iniciada no Carnaval. O não funcionamento dos aparelhos e a questão envolvendo o pagamento da empresa terceirizada responsável pela manutenção deles podem levar a uma Ação Civil Pública.

Segundo o promotor de Justiça coordenador do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran), Antônio Gilvan de Abreu Melo, o procedimento “Notícia de fato”, foi encaminhado ao titular da 15ª Promotoria de Justiça, José Aurélio da Silva. “As falhas são de natureza grave, com sérios impactos no trânsito, expondo os cidadãos a riscos”, explica.

O MPCE pretende saber se a AMC atrasou os pagamentos da Nova Koasin e que medidas foram tomadas (se houve efetivo suficiente para a orientação do trânsito, etc). Além disso, o objetivo é analisar o contrato firmado com a terceirizada para esclarecer se realmente houve sabotagem dos semáforos, denúncia feita pelo sindicato dos agentes da AMC.

Por parte da empresa, deverá ser apurado porque a suspensão foi tomada sem a reivindicação do pagamento junto à Justiça. As partes envolvidas devem ser notificadas para prestar esclarecimentos. “Os resultados da investigação podem levar a uma Ação Civil Pública ou, caso constatado crime contra a administração pública, processos criminais para penalizar os responsáveis”, completa Gilvan.

Pane nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 25, cerca de 15 semáforos seguem apresentando falhas, conforme repassado pela AMC. Os pontos com os aparelhos desligados ou piscantes, no entanto, ainda não foram divulgados pela AMC, que informou estar levantando os dados.

Segundo a AMC, o problema persiste porque a empresa terceirizada responsável pelo serviço de manutenção, a Nova Koasin, abandonou “irresponsavelmente”, conforme a autarquia, o serviço de manutenção. O diretor da Nova Koasin, Valdir Roberto, afirmou que os serviços foram suspensos devido a atrasos nos pagamentos referentes a alguns meses de 2013, 2014 e a janeiro de 2015.

Internautas relatarm pontos de engarrafamento, prejudicados pela chuva, nesta quarta-feira, 25:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito
TAGS