PUBLICIDADE
Notícias

Jovem é preso com arsenal para clonagem de cartões

De classe média, acusado foi detido em sua confecção de moda, na avenida Abolição. Nas redes sociais, a Polícia encontrou imagens de ostentação em festas e viagens

11:50 | 19/02/2015
NULL
NULL

A Polícia Civil prendeu, na tarde da última sexta-feira, 13, um homem de 24 anos acusado de clonar cartões de chip. Vitor Domingues Valentim dos Reis foi capturado em um ponto que ele alugava, na avenida Abolição, no bairro Mucuripe, próximo a um posto de gasolina. No local, foram encontradas duas impressoras de alta definição e 235 cartões, cerca de metade deles em branco.

Segundo o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegado Jaime de Paula Pessoa Linhares, Vitor era investigado há 15 dias e se preparava para o Carnaval. “Detectamos que ele fazia festas regadas a uísques caros, viajava para São Paulo e Estados Unidos, mantendo um padrão de vida de ostentação. No ponto onde ele foi preso, ele mantinha uma confecção”, detalha.

O acusado admitiu ser dono do material e contou que conseguia os dados das pessoas físicas na Internet. “É uma apreensão inédita, pois o estelionatário geralmente frauda as informações das pessoas para solicitar os cartões diretamente nas instituições bancárias. Isso de fabricar os cartões é uma prática que exige um maquinário refinado, é mais difícil”, explica Jaime.

A participação de outras pessoas no crime não foi descartada pela Polícia, que vai periciar o notebook de Vitor. Ele morava com a mãe em uma residência na avenida Senador Virgílio Távora e era de classe média, tendo estudado em escolas particulares, ainda segundo a Polícia. As duas impressoras apreendidas teriam sido adquiridas no aeroporto de São Paulo, com um homem que Vitor contou ter conhecido na Internet.

“O que chama atenção nessa ação é a quebra do código do chip. Os cartões brancos apresentavam etiquetas que remetiam aos códigos, mas é claro que se ele realmente passou os [cartões] brancos, houve conivência de terceiros”, pontua o delegado. Vitor foi preso em flagrante e está detido na DDF, onde foi autuado por estelionato e petrechos para falsificação. Ele também já respondia na Justiça por um crime de tráfico de drogas – que chegou a ser desclassificado -, e roubo.

A Polícia ainda não levantou a quantia desviada por Vitor, mas as investigações seguem para identificar outros envolvidos. “Ele contou que agia sozinho, mas vamos verificar suas atividades. Os bancos serão contatados para sabermos a dimensão dos crimes”, completa o delegado Jaime.
[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[SAIBAMAIS 2] Para evitar riscos
Em caso de clonagem de cartões, cabe ao banco cancelar a compra não reconhecida pelo consumidor e fornecer outro cartão, conforme a Proteste Associação de Consumidores. A orientação é que o cliente lesado procure a agência bancária e uma delegacia policial para noticiar o crime.

Se a solução apresentada pelo banco não for satisfatória, o consumidor pode procurar o Juizado Especial Cível e pedir indenização por danos materiais e morais. Confira algumas dicas da associação:

• Instale um bom antivírus em seu computador e evite expor dados em sites;

• Fique atento às ligações telefônicas que ficam pedem atualizações de dados. Tome cuidado com pesquisas feitas pelo telefone ou mesmo com ligações oferecendo promoções, nas quais é preciso dizer o seu CPF, nome de seus pais, etc;

• Fique atento ao preencher seus dados em cupons para sorteios. Depois que o prêmio é sorteado, ninguém sabe para onde as urnas vão;

• Cartões fora da validade ou que não são utilizados mais devem ser inutilizados;

• Ao jogar fora faturas do cartão e extratos bancários, rasgue-os de modo a impedir a identificação dos dados;

• Guarde seus cartões em locais onde só você tem acesso, pois muitos casos de clonagem são feitos por pessoas próximas.

Serviço

Delegacia de Defraudações do Ceará
Rua do Rosário, 199 (1º andar), no bairro Centro <br>Denúncias pelos números 190 ou (85) 3101-7331 

TAGS