PUBLICIDADE
Notícias

Idosas de abrigo reprovado em vistoria do MP serão transferidas

24 mulheres atendidas pela Casa de Idosos Caminhos de Emaús, no Parque Araxá, serão transferidas para outras unidades de acolhimento. Abrigo deve ser interditado nos próximos dias

19:09 | 20/02/2015
NULL
NULL

Após ser reprovada em vistoria realizada por promotores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Casa de Idosos Caminho de Emaús, no bairro Parque Araxá, deve ser interditada. Com a medida, as 24 idosas atendidas no local serão transferidas para outras unidades de acolhimento da Capital.

 

O local, conforme O POVO divulgou na manhã de hoje, 20, apresenta situação de insalubridade, segundo promotores que fizeram a vistoria. Em casos onde são detectadas irregularidades, o poder público tem que ser responsável pela transferência dos idosos para locais apropriados, de acordo com Alexandre de Oliveira Alcântara, um dos promotores de Justiça que integram a iniciativa do MPCE.

 

“O poder público deve assumir. Temos uma ação civil pública para que o município coloque no orçamento a criação de um abrigo. O que o município faz é repassar subvenções sociais para instituições filantrópicas, mas deve enfrentar essa situação de frente”, defende o promotor.


Inspeção

Até hoje foram inspecionadas quatro casas de acolhimento. Além da Casa de Idosos Caminhos de Emaús, o Abrigo São Pedro e Julião Eymard, a Casa de Nazaré e o Lar Torres de Melo. Outras três instituições devem ser visitadas na semana que vem: a Casa São Vicente de Paula, o Recanto Sagrado Coração e a Unidade de Abrigo dos Idosos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Saiba mais

A Casa de Idosos Caminhos de Emaús existe desde 2005, segundo a Prefeitura de Fortaleza, e não tem nenhuma relação com o movimento Emaús Amor e Justiça, uma organização sem fins lucrativos que atua, há mais de 20 anos, com crianças e jovens do Pirambu.

Redação O POVO Online
Com informações da repórter Viviane Sobral
TAGS