PUBLICIDADE
Notícias

Polícia apreende grande arsenal de armas e munição com quadrilha que fez reféns em Russas

Conhecido como "Grupo da Pipoca", a quadrilha que tentou assaltar carros-fortes em Russas, estava com 90 bananas de dinamite, cinco fuzis, três pistolas e uma espingarda.

19:37 | 15/01/2015
NULL
NULL

Foram presos os cinco envolvidos na tentativa de assalto a carros-fortes na madrugada desta quinta-feira, 15, no município de Russas, a 165 km de Fortaleza. Com os assaltantes, a Polícia apreendeu um verdadeiro arsenal de guerra: 90 bananas de dinamite, três fuzis modelo AK 47 (dois de origem egípcia e um americano), dois fuzis de calibre 556 (também de origem americana), uma espingarda calibre 28, três pistolas calibre ponto 40, 473 munições intactas (196 de calibre 556, 145 de calibre 762, 64 de calibre nove milímetros e 64 de calibre ponto 40), 17 carregadores de fuzil, cinco carregadores de pistola, balaclava, pólvora e centenas de estojos de munição deflagradas.

A operação integrou as Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e terminou com a prisão de Antônio Ricardo Germano de Lima, 29, vulgo "Ricardo da Vila Rica", que já responde por roubo; Elineudo Oliveira Silva, 41, o "Neudo Pipoca", preso pela Polícia Federal (PF) em 2010; além de Paulo Sérgio de Oliveira, 31, que tem antecedente criminal por lesão corporal; e Ângelo Marcio Rodrigues, 36, sem antecedentes. Os dois últimos estavam lesionados e foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde permanecem sob escolta policial.

Já na manhã desta quinta-feira, a Polícia encontrou o quinto membro do grupo, envolvido na ação. Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, 32, o "Raimundo da Vertente", que possui antecedente criminal por roubo.

Segundo o delegado Raphael Vilarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o bando, conhecido como "Grupo dos Pipocas", é especializado em ataques a agências bancárias e carros-fortes e atua em todo o Nordeste, principalmente no Ceará e no Rio Grande do Norte. O delegado ressaltou outra investigação contra o grupo que está em andamento. "Aqui na DRF, eles são investigados também pelo assalto a um carro-forte da empresa Brinks, no ano de 2011", informou.

Os presos foram autuados em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) por roubo, tentativa de roubo, cárcere privado, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso proibido e por organização criminosa.

Veja vídeo de coletiva que detalhou a ação dos assaltantes:

[VIDEO1] 

A ação

O grupo foi preso na madrugada desta quinta-feira (15), após uma tentativa frustrada de assalto a um comboio formado por três carros-fortes que seguiam, no final da tarde da última quarta-feira, 14, dos municípios de São João de Jaguaribe e Russas com destino a Fortaleza. O bando interceptou o comboio na altura do quilômetro 125 da BR-116. Os vigilantes reagiram e trocaram tiros com os assaltantes.

A Polícia foi acionada, o grupo desistiu do assalto e empreendeu fuga. Eles acabaram abandonando os dois veículos - um Corolla e uma Hilux - utilizados na ação, roubando em seguida um novo carro. Já na altura do quilômetro 146 da BR-116, eles foram interceptados por policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) e iniciaram um novo tiroteio.

O grupo, então, invadiu uma fazenda da região e fez três pessoas de reféns. A Polícia passou a negociar a rendição dos criminosos que, na madrugada de hoje, se entregaram. Os reféns foram libertados sem ferimentos.

TAGS