PUBLICIDADE
Notícias

Adolescente é apreendido em frente à escola com 16 papelotes de maconha

09:37 | 20/01/2015
Um adolescente de 16 anos foi apreendido nesta segunda-feira, 19, às 10h, sob a acusação de tráfico de drogas, em frente à Escola Municipal Professor José Alcides Pinto, no bairro Bonsucesso.

O garoto estuda na instituição, que não está em período de aula, e foi flagrado enquanto preparava um cigarro de maconha por agentes da Guarda Municipal (GM), que realizavam patrulha nas proximidades da escola. Com ele foram encontrados 14 papelotes da droga.

De acordo com o delegado adjunto da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Émerson Pompeu, no momento do flagrante havia outros jovens estudantes com o adolescente, o que caracterizou a prática de venda da droga.

Em depoimento, o adolescente inicialmente se declarou apenas usuário. Depois, no entanto, confessou que venderia a droga em outro lugar, mas que não pretendia fazê-lo em frente à escola.

O delegado Émerson afirma que o procedimento do flagrante já foi encaminhado à Justiça, e que o jovem deve ser ouvido por promotor ainda nesta manhã.

Descriminalização

Para a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jânia Perla Aquino, a ação repressiva está correta por se tratar de uma modalidade de crime. No entanto, a professora ressalta que é necessário também reforçar o debate da questão, principalmente em instituições educativas.

“A questão da liberação e da descriminalização das drogas é de grande relevância, um debate nacional. Uma parte da juventude, porém, confunde descriminalizar e o uso, com a colaboração com o tráfico, por conta do afã de liberdade, das ideologias. Não tem nada de politizado e libertário nisso de colaborar com o tráfico; as drogas circulam de forma perversa, em um contexto de muitas mortes, dívidas, um mercado que gera outros crimes”, alerta.

Ações 

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que desenvolve frequentes ações para o esclarecimento dos alunos sobre os malefícios causados pelo uso de drogas.

"Na escola em questão, por exemplo, é desenvolvido o programa "#TamoJunto", voltado para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade e que tem como objetivo instrumentalizar os estudantes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde".

Ainda de acordo com a SME, o programa é resultado de uma parceria com o Ministério da Saúde e a Coordenadoria Municipal de Políticas sobre Drogas (CPDrogas).
 

Redação O POVO Online

TAGS