Participamos do

Fortaleza aprova 61 alunos no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O vestibular do ITA, considerado um dos mais concorridos do Brasil, foi realizado por 7.792 estudantes durante os dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro
15:26 | Dez. 30, 2014
Autor Glenna Cherice
Foto do autor
Glenna Cherice Editora digital de mídias sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta terça-feira, 30, a lista dos 170 aprovados no vestibular 2015. Fortaleza destacou-se entre as principais cidades do Brasil, com 61 candidatos selecionados, pelo 4º ano consecutivo.

Em seguida, com 45 aprovados, aparece São José dos Campos (SP), cidade sede do ITA. Rio de Janeiro e São Paulo aparecem logo atrás com 17 e 14 selecionados respectivamente. O vestibular do ITA, que é considerado um dos mais concorridos do Brasil, divulgou ainda a nota de corte, com um aumento de 62,5 para 63,7 (o índice vai até 100). 

A prova que foi realizada por 7.792 estudantes durante os dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro ofereceu vagas para os cursos de aeronáutica, aeroespacial, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica- aeronáutica. As mulheres, que também participam do exame, irão ocupar 18 das 140 vagas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O aluno José Luciano, 20, foi um dos 61 fortalezenses aprovados no vestibular do ITA. Com dois anos de tentativas, ele conta que tinha uma rotina de estudos intensa. “Foi um ano muito puxado. No começo do ano eram umas quatro horas por dia fora da escola”, diz ele.

Sabendo que o resultado seria divulgado nesta terça-feira, Luciano conta que soube da aprovaçõa por meio de amigos. “Tava tão nervoso hoje de manhã, que esqueci o horário de verão. Uns três amigos meus me deram parabéns e depois fui ver que a lista tinha saído”, conta.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Mateus Sombra, 19, o ano foi totalmente dedicado aos estudos. Sua rotina diária exigiu disciplina e esforço. “Esse ano exigiu muita dedicação e foco, principalmente durante os dias úteis. Aos finais de semana, estudei aos sábados de manhã e um pouco à tarde.

Ao receber a notícia da aprovação, Mateus conta que foi uma experiência única, conquistada na terceira tentativa. “Receber a notícia foi muito revigorante, com uma sensação de alívio e compensação por todo o trabalho duro, que valeu mesmo à pena toda a luta”, conclui.

Já para o aluno Daniel Diogenes, 20, aprovado para mecânica-aeronáutica, os últimos dois anos de tentativas serviram para aperfeiçoar as matérias que tinha mais dificuldades.

Durante este ano, ele procurou estudar de segunda a sexta e descansar aos finais de semana. "Estudava todos os dias exceto nos finais de semana. Procurei descansar. É muito importante relaxar", disse.

Mesmo com um grau dificuldade elevado, Renner Leite e Júlio César, alunos que cursam o 2º ano do ensino médio foram aprovados.

Os aprovados podem acessar as notas de cada prova a partir do próximo sábado, 3, no site oficial do ITA.  Os alunos convocados deverão comparecer ao ITA no dia 18 de janeiro. Conforme o regulamento, os estudantes ainda passarão por exame médico, no dia 20 de janeiro.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente