Participamos do

Feira das Flores deve atrair 50 mil pessoas

Festival das Flores de Holambra chega à Praça do Ferreira com 150 espécies de plantas. A expectativa é atrair 50 mil pessoas até o dia 14
19:45 | Dez. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Flores e plantas ornamentais tomam conta da Praça do Ferreira até o dia 14, na quinta edição do Festival das Flores de Holambra em Fortaleza. A exposição, que pretende atrair 50 mil curiosos e admiradores em seus 10 dias, tem cerca de 150 espécies à venda, todas vindas da cidade paulista, a maior produtora de flores ornamentais do País. A feira é itinerante e visita as principais cidades do Brasil.

Veja galeria de fotos

 

Boa parte dos visitantes do Festival eram pessoas que davam um tempinho na correria do Centro para comprar ou guardar um registro das flores. José Itamar Frota, 54, conta que tem “loucura” por plantas desde criança, quando ajudava a mãe a cuidar do jardim da casa. Hoje, ele já conta anualmente com a feira para poder adquirir novas plantas, mesmo sem ter tanto espaço para plantar. Desta vez, o representante comercial estava decidindo entre três ou quatro espécies. “Eu moro em apartamento, mas guardo um espaço na varanda para elas”.

 Segundo Felipe Rigaud, organizador da feira, o público de Fortaleza já é bem fiel. “Especialmente nessa época do Natal, as pessoas gostam de levar para presentear”. Ele explica que todas as plantas vendidas são adaptadas ao clima fortalezense, sendo necessários apenas os cuidados específicos de cada espécie - como aguação e quantidade de luz. O público é sempre variado, comenta Felipe. “Todo mundo chega e se encanta”. Entre as mais curiosas, ele aponta, estão as plantas “carnívoras”, que encantam principalmente as crianças.

 Para Dulce Pereira, 67, flor sempre motiva o interesse. “Por acaso, eu estava passando e resolvi entrar. Já tinha visto em outros anos, e sempre paro, olho e compro”, comenta a professora. A pequena Emily Viana, 8, aproveitou também para admirar e conhecer as novas espécies. Ela, que estava na companhia da mãe e das tias, elegeu um vaso de flores pink para levar. “O que eu gosto mais é do cheiro delas. Eu vou pedir e vou cuidar dela em casa”.

 Este ano, o Festival tem parceria com o Lar Torres de Melo. Um percentual das vendas será convertido em doações para a instituição. No local, há orquídeas, samambaias, cactos, begônias, tulipas, tuias, bonsais, carnívoras, além de plantas ornamentais e medicinais. Segundo a organização, os preços são a partir de R$ 3,50.

SERVIÇO

Festival das Flores de Holambra
Quando: até 14 de dezembro
Horário: das 8 às 19h30min
Onde: Praça do Ferreira
Entrada Gratuita

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente