Participamos do

Vagas de zona azul serão implantadas na avenida Beira Mar

O objetivo principal da medida, que começa a valer a partir desta quinta, 20, é aumentar a rotatividade dos veículos
20:41 | Nov. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Prefeitura de Fortaleza vai implantar 123 vagas de zona azul na avenida Beira Mar, entre a avenida Desembargador Moreira e rua Júlio Ibiapina. A implantação faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).  O objetivo principal da medida, que começa a valer a partir desta quinta, 20, é aumentar a rotatividade dos veículos, e em uma segunda etapa, melhorar o gerenciamento do estacionamento rotativo por meio da tecnologia de SMS.
 
A zona azul vai funcionar de segunda a sábado, das 7 às 21 horas. Neste primeiro momento, os condutores poderão utilizar as vagas mediante utilização de cartão. Será dado um período educativo de uma semana para adaptação. Após esse prazo, terá início a aplicação de multas. O desrespeito implicará em infração leve, com multa no valor de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
[SAIBAMAIS2]
A previsão é que o controle e a gestão das vagas por celular, através de SMS, só sejam implantados no início de dezembro. Para permitir o controle da Zona Azul por mensagem de texto, os condutores têm de fazer cadastro prévio para informar os seus dados pessoais e comprar créditos de estacionamento para celular. O início do cadastramento ainda deve ser divulgado pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).
 
Cadastros no celular
Os usuários cadastrados através de sua linha de celular compram créditos de zona azul em pontos de venda. Quando precisarem estacionar, basta que eles enviem um torpedo com  a letra "E" e o número da placa do carro para registrar o início. Para o fim da ocupação da vaga o usuário envia outro torpedo com a palavra "FIM", sendo os custos debitados em seus créditos. Alternativamente, o usuário eventual pode se dirigir a um ponto de venda credenciado e adquirir o crédito para o estacionamento de seu veículo informando a placa do carro, sem necessidade de retornar ao veículo.
 
Para permitir um melhor gerenciamento do estacionamento rotativo e otimizar o serviço aos usuários, novos sistemas tecnológicos estão em fase de teste, utilizando parquímetros, telefone celular, internet, aplicativo para smartphones  e sensores de ocupação de vagas. As tecnologias serão testadas em um período de seis meses em projetos-piloto desenvolvidos em três áreas distintas da cidade: no bairro da Aldeota e nas avenidas Beira Mar e Monsenhor Tabosa.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente