Participamos do

São esperados 37 mil novos alunos nas escolas municipais

A Prefeitura de Fortaleza espera um aumento em torno de 20% do número de matrículas em 2015 em relação a 2014. São esperados mais de 37 mil alunos novatos. A novidade para 2015 é a antecipação do cadastramento para a educação inclusiva. Escolas municipais têm hoje 196.340 estudantes matriculados.
18:24 | Nov. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para o ano de 2015, a matrícula de alunos novatos na rede municipal de ensino iniciou, nesta segunda, 3. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) deve seguir a um candário para efetivar a matrícula dos novos alunos. Os estudantes veteranos já têm suas vagas garantidas. São esperados 37 mil novos estudantes nas escolas de Fortaleza. Hoje, as escolas municipais têm 196.340 alunos matriculados.
 
Para a matrícula,  a SME segue um calendário. Os pais ou responsáveis por crianças na faixa etária de 1 a 3 anos devem procurar a instituição mais próxima da sua residência ou de sua preferência para fazer a pré-inscrição, no registro único, que é um sistema de cadastramento permanente da demanda para turmas de creche. 

Os responsáveis devem preencher uma ficha de registro, onde vão anexar os dados do aluno: a certidão de nascimento, foto 3x4, número de identidade social (NIS) do responsável e da criança (caso receba algum benefício social), comprovante de endereço com CEP, cartão de vacinação, RG e CPF do responsável. De acordo com a professora Iracema Frota, gerente da Célula de Pesquisa, Informação e Dados Educacional, da Secretaria Municipal de Educação, o crescimento de alunos deve ser de 20% em relação às matrículas de 2014.

No dia 15 de dezembro, será divulgada a lista das crianças que terão prioridade na matrícula de 2015 em creches. De 15 a 19 de dezembro, os pais dos alunos que atendem aos critérios de prioridade, que são baseados na vulnerabilidade social, deverão efetivar a matrícula na instituição escolhida.

De 24 de novembro a 5 de dezembro será realizada a confirmação de matrícula dos alunos veteranos. As escolas devem reunir a comunidade e fazer o levantamento de quem deseja continuar na escola. A vaga de veteranos é garantida antecipadamente e os pais devem apenas confirmar a renovação da matrícula. A escola é a responsável por convocar os responsáveis para comparecerem à instituição.

“Estamos preparados para alcançar 37 mil novos alunos matriculados no fim desse processo. O aumento, em relação ao ano de 2014, é em torno de 20%”, afirma a professora Iracema Frota, gerente da Célula de Pesquisa, Informação e Dados Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação. 

Alunos novatos
Nesse mesmo período que os alunos veteranos também será realizada a matrícula dos alunos novatos da Educação Inclusiva. A inscrição é disponibilizada de forma antecipada a fim de garantir esse direito prioritário dos estudantes com deficiência. Os pais devem procurar a escola, levando a documentação e o laudo médico ou o relatório pedagógico (que pode ser feito na própria escola).

De 1º de dezembro a 5 de janeiro de 2015, poderão se matricular os alunos das turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funcionam no turno da noite nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza.

As matrículas podem ser realizadas em qualquer escola da rede municipal. A unidade que receber a matrícula encaminhará o aluno para um dos polos da EJA, que concentram também as atividades do PBA e do Projovem Urbano e estão localizados nos seis Distritos Educacionais do município de Fortaleza, optando pelo mais próximo da residência do estudante. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são: identidade, três fotos 3 x 4 e a pasta escolar (para guardar os documentos). O contato para informações sobre as matrículas é 3459 5905.

De 15 a 19 de dezembro, será a vez da matrícula de alunos novatos a partir de 4 anos de idade (pré-escola). No dia 15 de dezembro, poderão se matricular os alunos de 4 a 6 anos; no dia 16 de dezembro, alunos de 7 a 9 anos; no dia 17 de dezembro, alunos de 10 a 12 anos; no dia 18/12, alunos de 13 e 14 anos e no dia 19 de dezembro, alunos a partir de 15 anos. 

Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), três fotos 3x4, documento de identificação social do responsável, comprovante de residência, cartão de vacinação.

É importante ressaltar que a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não possua algum dos documentos solicitados, os conselhos Tutelares de cada Distrito de Educação devem ser acionados para regulamentação da documentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

Vale lembrar que essas datas são estipuladas para organização do calendário, no entanto, as matrículas para ingresso de alunos na rede municipal de ensino estão abertas durante todo o ano.
 
Serviço:
A partir de 03/11: inscrição no Registro Único da Educação Infantil;
24/11 a 05/12: Matrícula da Educação Inclusiva. Levar laudo médico ou relatório pedagógico (que pode ser feito na própria escola);
01/12/14 a 01/01/15: Matrícula para educação de jovens e adultos;
15 a 19/12: Matrícula de alunos novatos;
15/12: 4 a 6 anos;
16/12: 7 a 9 anos;
17/12: 10 a 12 anos
18/12: 13 a 14 anos;
19/12: a partir de 15 anos.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente