Participamos do

PF recebe celular de estudante que diz ter recebido tema de redação do Enem antes da prova

Procuradoria do MPCE ouviu dois estudantes cearenses e aguarda um terceiro candidato, que ainda prestará depoimento
18:21 | Nov. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Federal do Ceará recebeu na última quinta-feira, 20, o aparelho de uma estudante de Fortaleza que afirma ter recebido a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes da aplicação do exame. O caso tomou relevância após a denúncia de um estudante do Piauí ter procurado a Polícia Federal com a alegação da irregularidade.

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) enviou um ofício na quarta-feira, 19, assinado pela procuradora da República Nilce Rodrigues, para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que enviou o procurador geral e um agente da área técnica na sexta-feira, 21, para esclarecer o caso. Além disso, dois procuradores da União também acompanharam o caso.

O ofício expedido por Nilce Rodrigues pede o esclarecimento sobre o suposto vazamento da prova do Enem. Ela comenta que no dia seguinte recebeu uma reposta do o Inep por e-mail.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já na sexta-feira, 21, o presidente do Inep, José Francisco Soares, enviou ofício ao Ministério Público Federal (MPF) apresentando o protocolo de segurança estabelecido na elaboração e aplicação das provas.

Conforme divulgou O POVO Online, o Instituto tinha o prazo de 24h para prestar uma resposta. Segundo Nilce Rodrigues, três estudantes receberam as informações antes da aplicação do exame. Dois já prestaram depoimentos e ela aguarda o terceiro, que por motivos pessoais, ainda não pode comparecer ao órgão.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente