Participamos do

MPF envia ofício ao Inep sobre suposto vazamento de prova do Enem e aguarda resposta

O documento pede esclarecimentos sobre o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano
18:16 | Nov. 19, 2014
Autor Lucas Mota
Foto do autor
Lucas Mota Repórter na editoria de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) enviou nesta quarta-feira, 19, um ofício assinado pela procuradora da República Nilce Rodrigues ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento pede esclarecimentos sobre suposto vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O Inep tem um prazo de 24h, após o recebimento do ofício, para responder. O órgão de Justiça do Ceará tomou a iniciativa de investigar o vazamento, após veiculação do assunto na imprensa. Depois de um estudante do Piauí ter procurado à Polícia Federal (PF) - pois havia recebido a prova de redação do Enem antes o início do exame - candidatos cearenses também revelaram que receberam a imagem da prova pelo aplicativo WhatsApp.

"Estou querendo uma posição do Inep sobre a veiculação do tema da redação, que eles expliquem as denúncias", disse a procuradora ao O POVO Online. Segundo Nilce Rodrigues, ela quer "ouvir o outro lado" sobre o vazamento.
[SAIBAMAIS3]A procuradora da República já ouviu dois estudantes cearenses, mas espera ouvir mais um candidato, que havia prometido ir nesta quarta ao MPF, porém não apareceu. Segundo Nilce, a dupla confirmou novamente ter recebido informações sobre a prova.

Investigações da Polícia Federal sobre fraude em 2013
A Polícia Federal (PF) revelou que cerca de 40 pessoas que fizeram o Enem, no ano passado, foram beneficiadas por esquema de fraude e obtiveram o gabarito da prova. O órgão chegou a seguinte conclusão, após prisão de quatro membros de uma quadrilha responsável por comandar os crimes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente