Participamos do

Internos realizam motim no Centro Educacional Patativa do Assaré

23:07 | Nov. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 00h00

Uma rebelião de internos do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri, foi registrada na noite desta segunda-feira, 3.

Segundo informações preliminares do juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes, o motim se trata de uma "mega rebelião" com fuga de cerca de 30 adolescentes.

Ainda segundo o juiz, em razão da proporção do motim, a Polícia precisou agir antes da presença do judiciário no local, como é de praxe em ocasiões semelhantes. "Fizeram refém", afirmou Clístenes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o juiz, pelo menos dois instrutores, que foram feitos de refém pelos adolescentes, saíram feridos e um interno foi atingido no olho com uma bala de borracha. "O Centro ficou completamente destruído, sem luz. Não há qualquer foco de energia elétrica", completou. A suspeita é que a maioria dos adolescentes tenha fugido pelo ambiente de administração do prédio, que também foi destruído.

O juiz alega que o ano de 2014 não se compara a nenhum outro período da história do Ceará em termos de rebelião de internos. "Nenhum período pode ser comparado ao que está acontecendo atualmente. Toda semana nós temos rebeliões de grande e média proporção". O major Alexandre Ávila, do Comando Tático Motorizado (Cotam), afirmou que a rebelião foi controlada por volta das 22h30.

Fuga planejada

Ainda segundo o juiz Manuel Clístenes, há duas semanas ele recebeu a informação sobre os preparativos da rebelião. Um ofício foi enviado para a Secretaria de Ação Social e para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no dia 22 de outubro para alertar sobre o episódio. Manuel afirmou, no entanto, que não obteve resposta sobre o documento enviado.

Cepa

A unidade é destinada ao recolhimento de adolescentes que praticaram atos infracionais e que foram submetidos a medidas socioeducacionais de internação.


Redação O OPOVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente