Participamos do

Homens devem fazer exame de próstata aos 50 anos

O câncer de próstata cresce lentamente e pode ser assintomática. Alguns sinais indicativos da doença, no entanto, podem ser confundidos com outras doenças
09:04 | Nov. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A campanha novembro azul alerta para a prevenção de doenças que acometem os homens, principalmente o câncer de próstata, apontado como o segundo mais comum em homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Aos 50 anos, é recomendado que os homens realizem o exame de toque da próstata e de sangue (PSA), conforme o urologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Vladimir Pinheiro.

O médico explica que a idade certa para iniciar os exames já foi discutida entre a Sociedade Brasileira de Urologia, além da Americana e da Européia. “É um consenso definido no último ano, mas se o paciente possuir histórico familiar da doença, em parentes de primeiro grau, deve procurar um urologista a partir dos 40 anos”, explica Vladimir.

O câncer de próstata cresce lentamente e pode ser assintomática. Alguns sinais indicativos da doença, no entanto, podem ser confundidos com outras doenças benignas, como hiperflasia ou hipertrofia da glândula. “O paciente pode se queixar de irritação na uretra, ardência, e até apresentar um jato urinário mais fino”, detalha o urologista.

A faixa etária entre 59 e 69 anos é a que possui maior risco da doença, mas a partir dos 54 anos também há preocupação, conforme Wladimir. “É importante realizar os exames para iniciar o tratamento logo. O preconceito diminuiu, mas a vergonha dos homens de procurarem um urologista é um tabu que precisa ser quebrado”, completa.

No ano passado, 652 homens morreram por câncer de próstata no Ceará, número superior aos registros de 2012 (605 mortes) e 2011 (652). No Centro de Saúde do Meireles, há atendimento especialmente voltado para prevenção de doenças que atingem os homens. O público masculino pode receber atendimento de segunda a sexta-feira, de 17h às 21 horas.

Serviço
Centro de Saúde Meireles
Local: Avenida Antônio Justa, 3161
Horário atendimento masculino: 17h às 21 horas

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente