Participamos do

Ensino Médio é o desafio da próxima gestão, diz Paim

No Ceará, Izolda Cela, vice-governadora eleita, garante que educação continuará sendo prioridade
20:34 | Nov. 13, 2014
Autor Luana Severo
Foto do autor
Luana Severo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ministro da Educação, José Henrique Paim, se diz satisfeito com os avanços que a educação pública teve nos últimos quatro anos, mas sabe que ainda há desafios a serem superados. A avaliação foi feita nesta quinta, 13, na abertura da quarta e última edição deste ano da reunião do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), que ocorre em Fortaleza. Izolda Cela, vice-governadora e ex-secretária da Educação do Ceará, representou o governador eleito, Camilo Santana, e o governador Cid Gomes.

 Alvo de elogios de Paim sobre sua atuação enquanto titular da pasta da Educação, a vice-governadora analisou que “se não houver liderança política”, o trabalho das secretarias estaduais, em especial a da educação, “não rende”. Ela assegurou, portanto, que “a educação continuará sendo prioridade” na gestão sucessora à de Cid Gomes.

 A respeito do Ceará, o ministro da Educação citou os avanços na educação básica e observou que o desafio, agora, é estruturar o ensino médio. Medida que, de acordo com Paim, é possível através da consolidação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal hall de entrada dos alunos desta etapa no ensino superior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 “Não tenho dúvida de que nós podemos, sim, ter a perspectiva de mudar o ensino médio. Há um consenso em torno dessa questão. Precisamos flexibilizar o percurso formativo”, explica Paim.

 Outras questões, segundo o ministro, também devem ser prioridade na próxima gestão, como a valorização do professor, a assistência aos estudantes e o alinhamento entre os planos de educação nacionais e estaduais. "Estamos em boas condições de avançar”, pondera. E diz que a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação deve ajudar neste avanço.

 As expectativas de Maurício Holanda, titular da pasta da Educação no Ceará,também destacam a ampliação da oferta de atividades de cultura e esporte, além de cursos de capacitação profissional. “Temos muito que fazer construindo prédios e comprando coisas, mas o mais importante é oferecer uma visão de mundo melhor para a nossa juventude”, afirma o secretário.

O Conselho
Esta é a quarta e última reunião ordinária do Consed este ano, que fecha as atividades da atual gestão governamental. Conforme a presidente do conselho, Nilene Badeca, a partir do debate de experiências entre os titulares e representantes estaduais de todo o país, são elaborados os planos estaduais e municipais de educação.

 “De acordo com o plano nacional, nós temos um prazo até abril do ano que vem para que esses planos estejam todos prontos e aprovados, ou na Assembleia Legislativa ou pelos vereadores de cada município. Então é importante mostrar esse painel de como está evoluindo o trabalho em cada estado”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente