Participamos do

Conheça a programação, tráfego urbano e modelo de segurança para a Parada LGBT

Fortaleza receberá o evento no domingo, 16, na avenida Beira-Mar, mas terá outros eventos pré-parada no Centro
16:51 | Nov. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma programação com eventos que antecedem a XV Parada de Diversidade Sexual do Ceará é promovida pela Prefeitura de Fortaleza a partir de sábado, 15. Além disso, uma operação especial de trânsito, incluindo os itinerários de ônibus, foi montada para dar maior conforto, comodidade e segurança aos participantes. 

No sábado, 15, haverá um movimento artístico Pré-Parada. Na Praça do Ferreira, Centro da Capital, a cantora Gaby Amarantos realizará um show a partir das 21h. Mais cedo, a partir das 17h, transformistas, cantores e grupos de dança e música cearenses serão responsáveis pelo Ato-Show.

XV Parada da Diversidade Sexual

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Parada da Diversidade Sexual acontecerá no domingo, 16, e as festividades se iniciarão às 13h, com solenidade pública e apresentações musicais, como o da Banda de Dillas, se encerrando às 22h. Haverão oito trios elétricos da Prefeitura, Governo do Estado, Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), associações da sociedade civil e boates LGBT.

Aplicação especial para o tráfego urbano

A partir das 15h do dia 16, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) fará a interdição da avenida Beira-Mar, entre as ruas Júlio Ibiapina e Oswaldo Cruz, permitindo o acesso apenas aos moradores. A medida que a parada for se deslocando, haverá o bloqueio total da Beira-Mar, desde a avenida Barão de Studart até o Aterro da Praia de Iracema. A opção sugerida é seguir pela avenida Abolição.

Segundo a AMC, os principais cruzamentos da Abolição que dão acesso à Beira-Mar também serão bloqueados. Para isso, serão deslocados 70 agentes que atuarão em quatro turnos (10 de madrugada, 10 de manhã, 20 à tarde e 30 à noite). O estacionamento no recuo do Náutico Atlético Cearense será reservado aos trios elétricos.

Transporte público receberá carros extra para o evento

As 18 linhas de ônibus, com 166 veículos, que passam próximo à avenida Beira-Mar atenderão a população que deseja participar o evento, mas a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que 35 carros ficarão de reserva para evitar filas de espera na demora dos ônibus. Vinte operadores estarão nos terminais e nas paradas próximas ao evento para orientar os participantes no embarque e desembarque.

Conheça as linhas que atendem ao evento

011 - Circular I

012 - Circular II

017 - Intershoppings

029 - Parangaba/Náutico

049 – Caça e Pesca/Centro/Beira Mar

051 - Grande Circular I

052 - Grande Circular II

071 - Antônio Bezerra/Mucuripe

077 - Parangaba/Mucuripe

078 - Siqueira/Mucuripe

079 - Antônio Bezerra/Náutico

130 – Vila do Mar/Náutico

903 - Varjota

905 - Meireles

906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 - Castelo Encantado/Centro

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

752 - Caça e Pesca/Centro

Segurança Pública

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) estarão envolvidos no evento.

Na Pré-Parada, a Guarda Municipal enviará seis ciclistas e uma viatura de apoio ao local, mais 25 agentes no Ato-Show. O Corpo de Bombeiros também estará presente com uma equipe de apoio. A Polícia Militar estará com 60 homens, enquanto o Comando de Polícia da Capital terá nove agentes na quinta e sexta e 61 no evento de sábado na Praça do Ferreira. O 34º Departamento Policial contará com equipe plantonista com escrivães e inspetores.

Já na Parada, três viaturas e 18 guarda-vidas fazem a segurança na área da avenida Beira-Mar no domingo, bem como o Ciopaer dará apoio aéreo em casos de afogamento. O Corpo de Bombeiros ficará com ponto fixo e ambulância em frente ao Náutico, onde também será localizado um posto de comando da Polícia com o comandante de operações especiais.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente