Participamos do

Confira os percursos de natação, ciclismo e corrida do Ironman em Fortaleza

Vários trechos de avenidas serão bloqueados para a realização do evento de triathlon.Aquecimento na água será permitido até as 5 horas
13:18 | Nov. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza recebe o Ironman, competição de triathlon que envolve percursos de bicicleta, natação e corrida, neste domingo, 9. A concentração da competição será no hotel Marina Park, na Praia de Iracema, com abertura dos portões às 03h30min e fechamento às 05h. A prova conta com duas largadas, às 5h50min para a categoria Elite, e às 6 horas para as categorias Faixa Etária.

Ao todo, serão 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida. Segundo a Prefeitura, 270 agentes da Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vão controlar a circulação e promover os bloqueios necessários durante o evento. Após o ciclismo, terá início a corrida, que também contará com o suporte operacional do órgão. Esta prova será realizada em três voltas de 14,065 km, dos quais 10 serão percorridos pela orla da Praia de Iracema/Beira Mar. O trajeto contemplará também o Centro da cidade e o Espigão da João Cordeiro.
Os competidores poderão se aquecer na água em frente ao local de largada das 04h às 5h, mas depois disso devem deixar o local por meio da rampa de acesso. Os resultados da competição serão divulgados somente na próxima segunda-feira, 10, no mural da Secretaria da Competição, até as 7h.

Os resultados também serão publicados no site e os certificados estarão disponíveis para download a partir da publicação dos resultados. Veja o vídeo com o organizador geral do evento, Carlos Galvão:

[VIDEO1] 

Dicas
- No dia da prova, competidores terão acesso às suas sacolas de ciclismo (azul) e corrida (amarela). Caso faça uso das sacolas de special needs as mesmas deverão ser entregues no domingo, dia 9 de novembro, até as 05:00 no local identificado em frente ao acesso à Área de Transição;
- Não se esqueça da tornozeleira com chip. Sem chip = sem tempo;
- Dispositivos eletrônicos como iPod, MP3 player, telefone celular e fone de ouvido são proibidos;
- É proibido cruzar a linha de chegada com acompanhantes;
- Ajuda externa ou pacing é proibido;
- Lembre-se que estas práticas resultam em desqualificação.

Ciclismo
O percurso basicamente plano de ciclismo terá duas voltas, ccom aproximadamente 70 km. A partida será no hotel Marina Park Hotel, onde estarão localizadas as transições 1 e 2. O trecho urbano abrange a avenida Beira Mar, e o Viaduto sobre o Cocó.
A partir do km 20 aproximadamente – em frente ao Centro das Tapioqueiras – inicia-se o trecho do percurso na rodovia CE-040. Esta é principal via de acesso às praias do litoral leste do Ceará, como Morro Branco e Canoa Quebrada.

O atleta sofrerá interferência do vento contra até primeiro retorno, km 56. A partir deste ponto, até o segundo retorno, a posição do vento torna-se favorável. Inicia-se então a segunda volta, quando a partir do km 158, o atleta entra novamente no trecho urbano, seguindo pelo mesmo trajeto da ida até o km 174, quanto então, ao invés da avenida Beira Mar, o deslocamento será pela avenida paralela, de volta ao Marina Park Hotel – T2.
Os postos de hidratação estarão localizados a cada 10km.
[FOTO2]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

 

 


Natação
A partir da rampa de acesso ao mar, no Marina Park Hotel, os atletas devem nadar em sentido anti-horário, mantendo as boias à esquerda.

O primeiro trecho, em direção à primeira boia de vértice terá 1700 metros. Em seguida, em uma linha diagonal sentido a praia, serão percorridos 500 metros, atingindo a segunda boia de vértice, para então retornar ao ponto de largada.
[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

Corrida
A corrida será realizada em três voltas de 14,065 km, dos quais dez serão percorridos pela orla da praia de Iracema. Os postos de hidratação estarão localizados a cada 2 km.
[FOTO4]

 

 

 


 

Esquema <br>Entre 6h e 8h30 (ida) e de 11h às 17h (volta), uma faixa das avenidas Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), Eng. Alberto Sá, Eng. Santana Júnior e Washington Soares ficará reservada para a circulação dos ciclistas e as demais faixas continuarão destinadas ao tráfego de veículos.

De 7h20 às 17h, o trânsito também será compartilhado na CE-040 até Pindoretama. Quem estiver na avenida Washington Soares no sentido Iguatemi/Pindoretama e desejar se deslocar à Unifor para o outro lado da via, deve utilizar os túneis do Centro de Eventos ou as passarelas para realizar a travessia. Além desses túneis, as únicas opções de retorno na referida avenida serão a CE-025 (Maestro Lisboa) e o viaduto de Messejana. Depois somente em Pindoretama.

Para garantir a segurança doas atletas, a Polícia Militar disponibilizará um efetivo de 250 a 300 policiais entre meio dia de sábado e zero hora de domingo. Além disso, a Polícia Rodoviária do Estado atuará com um efetivo total de 73 policiais, principalmente ao longo da avenida Washington Soares e CE 040.

Serviço

O Ironman será encerrado no Marina Park, com a chegada dos competidores. O trecho deve ser liberado apenas às 23h.

Acesso às avenidas Beira-Mar e Abolição: av. Alberto Nepomuceno ou pela rua Vicente de Castro
Acesso Cidade 2000/Aldeota: av. Santos Dumont
Acesso Aldeota/Cidade 2000: av. Santos Dumont e av. Antônio Sales

Redação O POVO Online com informações do Ironman Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente