Participamos do

Cine São Luiz será reinaugurado por volta do dia 20 de dezembro, diz Cid Gomes

A construção do Cine São Luiz começou em 1939. Em julho de 2010, o baixo rendimento da bilheteria do cinema impediu a sua continuidade
10:04 | Nov. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Após as obras de restauração, iniciadas em dezembro de 2013, o Cine São Luiz deverá ser reinuaugurado por volta do dia 20 de dezembro, conforme publicado por Cid Gomes, nesta quarta-feira, 12. O governador indicou a data no Facebook, juntamente com fotos do equipamento.

Anteriormente, ele havia garantido que a reinauguração do cinema seria realizada até o fim do ano; nenhuma data foi confirmada. Em agosto último, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) informou ao O POVO que as obras do São Luiz, fechado há quatro anos, seguiriam até o fim de outubro. Entretanto, a reforma do equipamento histórico só começou em dezembro de 2013. Orçada em R$ 15,2 milhões, tinha 75% de conclusão em agosto, segundo a pasta.
[VIDEO1]
Preservação
Os serviços de reforma do Cine São Luiz preveem a modernização das instalações do equipamento, preservando as características arquitetônicas do espaço. Inaugurado em 26 de março de 1958, o cinema debutou com a exibição do filme Anastasia, a princesa esquecida., com Ingrid Bergman, Yul Brynner e Helen Hayes.

Início
A construção do Cine São Luiz começou em 1939. Há quase dez anos, em 2005, foi anunciado que o Grupo Severiano Ribeiro deixaria a tutela do mais importante cinema cearense, que logo foi arrendado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio).

Em julho de 2010, porém, o baixo rendimento da bilheteria do cinema impediu a continuidade do São Luiz. O cinema foi, então, fechado. Entre as reclamações do pública que ainda frequentava o cine, destacavam-se problemas no sistema de climatização e acústica do espaço.

Quando reabrir, até o fim do ano, o São Luiz voltará a funcionar como no início: um cine-teatro, com espetáculos de dança, teatro e música.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente