PUBLICIDADE
Notícias

Chove em 57 municípios cearenses nesta madrugada

As chuvas dos últimos dois dias estão sendo provocadas pelo sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul. Chuvas isoladas devem ocorrer até quinta

11:42 | 19/11/2014
NULL
NULL
Choveu em 57 dos 184 municípios do Ceará entre as 7 horas desta terça-feira, 18, e as 7h desta quarta-feira,19, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Porteiras , na microrregião do Cariri, teve a maior precipitação do Ceará nesta madrugada, com 157 mm.

As chuvas dos últimos dois dias estão sendo provocadas pelo sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). “Esse ZCAS se deslocou do sul da América do Sul ate as regiões norte do Brasil, influenciando nas condições de tempo do Ceará e do nordeste de um modo geral”, detalha Leandro Valente Jacinto, meteorologista da Funceme.

De acordo com Leandro, as chuvas ocasionadas pelo ZCAS devem continuar até o fim do dia, mas com menor intensidade. “Durante a quinta-feira, devem ocorrer apenas chuvas isoladas na para ter Centro-Sul do Ceará”, completa.

Em segundo lugar, o município com maior registro de precipitação foi Barro, com 87.8 mm. Lavras da Mangabeira registrou a terceira maior precipitação do Ceará nesta madrugada, com 80 mm. Além desses, registraram maiores chuvas os municípios de Jardim (68.0 mm) Crateús (61.0 mm), Missão Velha (54.0 mm) e Acopiara (53.0 mm).

Em Fortaleza, choveu 5,4 mm desde meia noite, conforme último registro da Funceme, atualizado às 8 horas. Até às 5 horas, o registro ainda apontava 4.4 mm e o trânsito ficou lento com um semáforo apagado na avenida Washington Soares.

Previsão
A previsão da Funceme para esta quarta-feira, 19, é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões cearenses, principalmente no centro sul. A área é influenciada pela presença do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS - banda persistente de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste).

Redação O POVO Online
TAGS