PUBLICIDADE
Notícias

Sesc realiza festival de música para pessoas com deficiência

Mais de R$5.000.00 serão distribuídos em prêmios

18:44 | 22/10/2014
NULL
NULL
O Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc) realiza o III Festival Sesc Ativo. Destinado a pessoas com deficiência, o festival contou, nesta edição, com 42 inscrições, tendo participantes cegos, autistas e pessoas com deficiência motora.

Os candidatos irão disputar em duas categorias: intérprete, onde o candidato cantará uma música já conhecida, e compositor, onde o músico defenderá a música de sua autoria. Dos 42 inscritos, 36 estão na categoria intérprete e seis na de compositor. Dos que disputam a categoria intérprete, 15 passarão para a final, que será realizada no dia seis de novembro. Já os que estão na categoria compositor, devido ao baixo número de inscritos (seis), vão automaticamente para a final.

A eliminatória será realizada na noite desta quinta-feira, 23, na sede do Sesc Fortaleza, na Rua Clarindo de Queiroz, às 18h, com entrada gratuita. Os cinco melhores colocados na categoria intérprete e três da compositor receberão um prêmio em dinheiro. Ao todo, R$ 5000 serão distribuídos entre os vencedores.

O juri será composto por Josué Oliveira, um dos fundadores da Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec), que tem vasta experiência musical, e dois alunos de música, um da Uece e outro da UFC. Entre os critérios avaliados estão afinação, ritmo e interpretação.

Para Jonatas Souza, um dos responsáveis pelo festival, o evento é uma oportunidade dos deficientes mostrarem o talento. “Os deficientes que já tem experiência com música tem uma oportunidade de mostrar seu talento a pessoas que nãoo conhece. Além de poder mostrar um trabalho que exercem com perfeição,” afirmou.

Cláudio Almeida, gerente de lazer do Sesc, diz que mostrar ao público a capacidade das pessoas com deficiência é um dos objetivos do projeto. “Buscamos melhorar a autoestima dos deficientes, mostrando ao público que, ao contrário do que muitos pensam, a pessoa com deficiência tem uma grande capacidade.” Cláudio afirma que, após a realização das edições anteriores do festival, deficientes foram lançados no mercado de trabalho. “Alguns deficientes, após realizar apresentação no Festival Sesc Ativo, ingressou no mercado de trabalho, sendo contratado para cantar em outros locais,” conclui.

Serviço:

O quê: III Festival Sesc Ativo
Onde: Sesc Fortaleza
Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro.
Data: 23 de outubro.
Horário: 18h
Entrada: gratuita

Carlos Viana
Especial para O POVO
carlosviana@opovo.com.br
TAGS