PUBLICIDADE
Notícias

Exposição A Construção do Brincar, do I Salão de Artes da Criança, é destaque do Dia das Crianças

Exposição sobre brincadeiras, piquenique, oficina de pipas e espetáculo de dança são atrações programação para o Dia das Crianças

19:05 | 09/10/2014

Neste domingo, 12, Dia das Crianças, a festa em homenagem aos pequenos acontece no Estoril, com a abertura da exposição A Construção do Brincar?, parte da programação do I Salão de Artes da Criança. A mostra será aberta às 10 horas e permanecerá em cartaz até o dia 2 de novembro. As visitações ocorrerão de terça a domingo, de 9h às 22 horas.

 

Durante o dia 12, as crianças que forem visitar a exposição serão recepcionadas pelos clowns da Trupe Rebimboca pela manhã, das 10h às 12 horas e, à tarde, das 14h às 16 horas. Também durante o período verpertino, das 15h às 17 horas, a meninada poderá participar da Oficina de Pipas, que será ministrada por Dudu Riso.

 

A solenidade de abertura da exposição acontecerá às 17 horas e contará com espetáculo de dança Brotos Dançam Rosas, dos alunos da Vila das Artes, nos horários de 17h30min e 18h40min; apresentação do grupo Palmerê, às 18 horas; e às 19 horas, o cantor e compositor Parahyba e a Cia Bate Palmas comandam as atividades.

 

A exposição A Construção do Brincar é o resultado dos trabalhos desenvolvidos por cerca de 1300 crianças da rede de ensino pública municipal, bem como da rede de ensino privada, que participaram de diversas oficinas

de construção de objetos e brinquedos, que ocorreram ao longo de todo o mês de setembro no Estoril e foram coordenadas por Gandhy Piorsky, consultor e pesquisador na área do Brinquedo Tradicional Popular em estados nordestinos e Península Ibérica. A mostra, que tem curadoria de Piorski, se propõe a ser um lugar de expressão estética das crianças de Fortaleza, na qual será possível conhecer um pouco dos anseios e culturas das infâncias da cidade.

 

Além de Gandhy Piorski, os artistas Narcelio Grud, Jabson Rodrigues, Ise Araújo, Bruna Beserra, Júnior Benício, Carlos Careca e Marina de Botas participaram das oficinas  como mediadores e, para a exposição, criaram uma obra cada, que dialoga com o trabalho das crianças.

 

A respeito do trabalho ao longo das oficinas, Piorski conta que foi surpreendente, porque todas as peças construídas pelas crianças tiveram uma peculiaridade. “Todo dia havia coisas novas e interessantes. E o mais surpreendente disso tudo é que a gente pôde encontrar, nos muitos brinquedos produzidos, traços de movimentos estéticos. Brinquedos com traços de modernismo, outros com traços de minimalismo, outros com traços do surrealismo. A gente pôde perceber que a imaginação das crianças toca essa profundidade da produção humana, da produção dos grandes artistas.

 

Quanto à exposição, ele adianta um pouco do que o público poderá conferir. “Organizamos suportes para as peças das crianças que fossem o mais próximo da imaginação deles. Fizemos dois dragões de seis metros de comprimento cada um”, revela.

  

O Salão de Artes da Criança contempla a meta 18 do Plano Municipal de Cultura, que orienta que 100% de escolas municipais desenvolvam continuamente atividades de arte e cultura até 2016. Dentre as ações definidas pelo Plano, a ação 1 sugere que se mantenha e amplie programas que levem alunos de escolas públicas aos equipamentos culturais, como museus, cinemas, teatros e outros. Já a ação 6 visa à criação de mostras anuais e outras formas de difusão da produção artístico-cultural das escolas municipais.*

  

O I Salão de Artes da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura e de Educação, com produção do Instituto Cinco Marias e apoio cultural do Unicef, Pão de Forno, Mercadinhos São Luiz, La Maison Buffet, Selecto Ice, Plast Home, Montmarttre, Ikone e Beach Park.

 

 

Dia das Crianças também terá edição especial do Circo de Todas as Artes e piquenique

 

 

E a programação do Dia das Crianças não para por aí. Excepcionalmente neste domingo (12), em homenagem aos pequenos, o projeto Circo de Todas as Artes estará com uma lona montada no Poço da Draga. A atividade, que é uma realização da Associação dos Proprietários Artistas, Escolas de Circo do Ceará (APAECE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, com Produção Girandola Comunicação e Arte, acontecerá de 8h às 18 horas.

 

Pela manhã, das 8h às 11 horas, a meninada poderá participar da Oficina de confecção de Pipas, com Dudu Riso; e apresentação da Cia. Verdade Cênica.

Às 11 horas, tem Mágico Goldini e, na sequência, às 11h30h, tem espetáculo com Circo Must. Durante a tarde haverá espetáculo do Circo London, às 14 horas; Ritmo Soul'to, às 14h50min; espetáculo Circo Myrthes, às 15h20min; haverá a

apresentação Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!, às 15h50min, e fechando a programação, às 16h30min, haverá a distribuição de algodão doce.

 

Já no Passeio Público, papais, mamães e os pequenos poderão aproveitar, a partir das 9h30min,mais uma edição do piquenique que, neste Dia das Crianças, terá Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu.

 

Serviço:

 Programação do Dia das Crianças abertura da exposição A Construção do Brincar? - I Salão de Artes da Criança

 

Quando: Domingo, 12, de 10h às 22 horas

Onde: Estoril (rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema)

Atrações:

 

10 horas - Abertura da mostra para visitação, com recepção de clown da Trupe Rebimboca;

15h às 17 horas: Oficina de pipas, com Dudu Riso;

17 horas: Solenidade de abertura da exposição A Construção do Brincar;

17h30min e às 18h40min Brotos Dançam Rosas, alunos da Vila das Artes;

18 horas: Grupo Palmerê;

19 horas: Parahyba e Cia. Bate Palmas.

 

Exposição A Construção do Brincar

Onde: Estoril (rua dos Tabajaras, 397 - Praia de Iracema)

Período: 12 de outubro a 2 de novembro de 2014

Horário: de terça a domingo, de 9h às 22 horas

 

Entrada gratuita Circo de Todas as Artes. Edição especial do Dia das Crianças

Quando: Domingo, 12, das 8h às 18 horas

Onde: Poço da Draga

 

Atrações:

8h às 11 horas - Oficina de confecção de Pipas Dudu Riso; Cia Verdade Cênica;

11 horas - Mágico Goldini;

11h30min - Espetáculo - Circo Must;

14 horas - Espetáculo Circo London

14h50min - Ritmo Soul'to

15h20min - Espetáculo Circo Myrthes

15h50min - Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!

16h30min: Distribuição de algodão doce e pipoca

 

Piquenique:

Quando: Domingo, 12, das 9h30min às 10h30min

Onde: Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)

Atração: Oficina de Bonecos com Ivanildo Bibiu.

TAGS