Participamos do

Aplicação da 2ª dose da vacina contra HPV atinge meta mensal

De acordo com a Secretaria Municipal (SMS), mais de 60 mil jovens foram vacinadas na primeira dosagem, que ocorreu entre março e julho
18:02 | Out. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Iniciada em setembro, a 2ª dose da vacina contra HPV alcançou cerca de 10 mil meninas entre 11 a 13 anos. Os dados são do balanço do primeiro mês de aplicação da medicação. De acordo com a Secretaria Municipal (SMS), mais de 60 mil jovens foram vacinadas na primeira dosagem, que ocorreu entre março e julho.

Conforme o órgão, o balanço do mês de setembro é positivo, pois a meta mensal é gira em torno de cinco a oito mil. A meta anual estabelecida pela SMS é de 60 mil.

A assessora técnica de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, afirma que, apesar de não fazer parte de uma campanha, a vacinação tem registrado resultados positivos. "Está na meta (o balanço da 2ª dose). A meta é ter 80% (do período de vacinação) e atingimos 104% na 1ª dose, com início em março", conta ela.

Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose. Meninas que ainda vão iniciar o esquema deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A vacina HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve estar disponível nas ações de rotina das unidades básicas de saúde. A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual contra câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente