Participamos do

Alunos da UFC criam protótipo de aeronave para competição SAE Brasil Aerodesign

O evento reúne 95 equipes de universitários do Brasil e do exterior. Desafio é projetar, construir e fazer voar uma aeronave radiocontrolada em escala reduzida
10:21 | Out. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nove estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) construíram um protótipo de aeronave para participar da competição SAE Brasil Aerodesign, que ocorre entre 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos. A equipe participa com um modelo de 3 kg, 1,85m de envergadura e comprimento de 1,2m, sob a orientação do professor Carlos André Dias Bezerra, coordenador do projeto de extensão AEROMEC-Aero Design, da UFC.

Segundo Carlos André, o desafio é "projetar, construir e fazer voar uma aeronave radiocontrolada produzida em escala reduzida que tenha o menor peso, sem carga, e consiga levar a maior carga possível, desde que não ultrapasse 20 kg carregada". O evento reúne 95 equipes de universitários do Brasil e do exterior, como Venezuela, México, Peru e Polônia.

A equipe da UFC é formada por Alexandre Feitosa Agostinho (capitão), Eduardo Luiz Bezerra de Almeida (vice-capitão), Adriano de Sousa Câmara, Luiz Eurico Jucá Távora, Saulo Facundo, Victor Salvador Rocha, Gabriela Alves Lopes, Hiago Mendes Sousa Teixeira e Paulo Said de Castro Fonseca. O projeto foi iniciado a partir de pesquisa bibliográfica e análise de aeronaves, conforme Carlos André.

“Depois de ler o regulamento, partimos para o desenho em softwareCAD (desenho assistido por computador), e a construção foi feita com materiais, tais como balsa, alumínio e compensado de madeira", detalha o professor. O modelo já passou por cinco testes com um piloto experiente e apesar das dificuldades de mantê-lo no ar, “tudo deu certo”, assegura a equipe.

Competição
A Competição SAE AeroDesign é iniciativa da Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE) e ocorre nos Estados Unidos desde 1986, com o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais de engenharia da mobilidade. Em 1999 começou a ser realizada no Brasil, como parte do calendário de programas estudantis da SAE BRASIL.

Na UFC, o projeto de extensão SAE AroDesign foi retomado em 2013, após um período suspenso. A participação da equipe na competição é financiada pela UFC e pelos próprios alunos. "Além dos patrocinadores, que fornecem ferramentas ou materiais, como a Starret (instrumentos de medição), Mkfuel (combustível), Ciser (parafusos e porcas), Impacto Protensão (usinagem de peças), Alltec (matérias compósitos), dentre outras", pontua Carlos André.

Redação O POVO Online com informações da UFC

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente