PUBLICIDADE
Notícias

Alunos da UFC criam protótipo de aeronave para competição SAE Brasil Aerodesign

O evento reúne 95 equipes de universitários do Brasil e do exterior. Desafio é projetar, construir e fazer voar uma aeronave radiocontrolada em escala reduzida

10:21 | 02/10/2014
Nove estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) construíram um protótipo de aeronave para participar da competição SAE Brasil Aerodesign, que ocorre entre 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos. A equipe participa com um modelo de 3 kg, 1,85m de envergadura e comprimento de 1,2m, sob a orientação do professor Carlos André Dias Bezerra, coordenador do projeto de extensão AEROMEC-Aero Design, da UFC.

Segundo Carlos André, o desafio é "projetar, construir e fazer voar uma aeronave radiocontrolada produzida em escala reduzida que tenha o menor peso, sem carga, e consiga levar a maior carga possível, desde que não ultrapasse 20 kg carregada". O evento reúne 95 equipes de universitários do Brasil e do exterior, como Venezuela, México, Peru e Polônia.

A equipe da UFC é formada por Alexandre Feitosa Agostinho (capitão), Eduardo Luiz Bezerra de Almeida (vice-capitão), Adriano de Sousa Câmara, Luiz Eurico Jucá Távora, Saulo Facundo, Victor Salvador Rocha, Gabriela Alves Lopes, Hiago Mendes Sousa Teixeira e Paulo Said de Castro Fonseca. O projeto foi iniciado a partir de pesquisa bibliográfica e análise de aeronaves, conforme Carlos André.

“Depois de ler o regulamento, partimos para o desenho em softwareCAD (desenho assistido por computador), e a construção foi feita com materiais, tais como balsa, alumínio e compensado de madeira", detalha o professor. O modelo já passou por cinco testes com um piloto experiente e apesar das dificuldades de mantê-lo no ar, “tudo deu certo”, assegura a equipe.

Competição
A Competição SAE AeroDesign é iniciativa da Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE) e ocorre nos Estados Unidos desde 1986, com o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais de engenharia da mobilidade. Em 1999 começou a ser realizada no Brasil, como parte do calendário de programas estudantis da SAE BRASIL.

Na UFC, o projeto de extensão SAE AroDesign foi retomado em 2013, após um período suspenso. A participação da equipe na competição é financiada pela UFC e pelos próprios alunos. "Além dos patrocinadores, que fornecem ferramentas ou materiais, como a Starret (instrumentos de medição), Mkfuel (combustível), Ciser (parafusos e porcas), Impacto Protensão (usinagem de peças), Alltec (matérias compósitos), dentre outras", pontua Carlos André.

Redação O POVO Online com informações da UFC

TAGS