Participamos do

UFC é a 13ª melhor universidade do Brasil

O RUF analisa anualmente o desempenho de 192 instituições em cinco categorias: pesquisa, ensino, reconhecimento do mercado, internacionalização e inovação
13:49 | Set. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 8, coloca a Universidade Federal do Ceará (UFC) na 13ª colocação nacional entre as melhores instituições do País e a 2ª melhor do Nordeste, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O RUF analisa anualmente o desempenho de 192 instituições em cinco categorias: pesquisa, ensino, reconhecimento do mercado, internacionalização e inovação. A UFC teve o seu melhor resultado no quesito internacionalização ao subir 45 posições, saindo da 50ª colocação para a 5ª.

A instituição cearense atingiu nota 3,96, de quatro pontos possíveis na categoria. A internacionalização analisa o número de citações de trabalhos da instituição por grupos internacionais, como indicador de relevância, e a proporção de publicações da universidade em coautoria internacional.

No critério inovação, no entanto, a UFC obteve 3,06 pontos dos quatro possíveis. O resultado manteve a instituição na 27ª posição no ranking geral. No quesito ensino, a UFC subiu da 27ª para a 21ª posição, com 26,28 pontos de 32 possíveis. Em mercado de trabalho, a Universidade passou da 16ª para a 11ª posição, com 17,02 de 18 pontos possíveis.

Para o pró-reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida, o crescimento nos rankings é fruto de um processo pautado pela expansão e pela avaliação constante dos cursos de graduação."Temos uma coordenadoria só para cuidar da avaliação da graduação - a Coordenadoria de Planejamento e Avaliação. Isso gera um implemento e uma resposta da comunidade universitária para os itens nos quais precisamos melhorar e investir. Esse trabalho tem dado certo", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Custório Almeida ainda destaca o fomento recebido pela Universidade nos últimos anos. "Com a expansão veio mais recurso para infraestrutura. Nossos laboratórios de diferentes tipos foram recuperados, a biblioteca universitária está atualizada. Recebemos muitos recursos. Aconteceu a renovação dos próprios prédios. E a chegada de muitos professores. São variáveis da expansão que contribuem na qualidade dos cursos", destaca o pró-reitor.

No item pesquisa do RUF, a universidade passou da 12ª para a 11ª posição nacional com 37,71 pontos dos 42 pontos possíveis. Contando como um dos itens mais importantes, a pontuação considera indicadores como: número de trabalhos científicos publicados, relevância da pesquisa, proporção de pesquisas por docente, citações por docente, citações por publicação, recursos obtidos por agências de fomento, publicações em revistas científicas nacionais e proporção de bolsistas do CNPq (alta produção acadêmica).

O Ranking publicado pela Folha foi divulgado pela primeira vez em 2012. A UFC iniciou o processo de mapeamento na colocação 18 no País. No ano seguinte a instituição subiu duas posições e ocupou o 15° lugar. A Universidade Estadual do Ceará (Uece) aparece em 39º lugar. Veja ranking completo no site da RUF.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente