Participamos do

Hemoce e Hospital Universitário realizam segundo transplante alogênico de medula óssea

O procedimento realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) é responsável por doar células saudáveis de uma pessoa para a outra
09:28 | Set. 04, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O segundo transplante alogênico de medula óssea no estado do Ceará acontecerá na manhã desta quinta-feira, 4. O procedimento realizado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Hospital Universitário
Walter Cantídio (HUWC) é responsável por doar células saudáveis de uma pessoa para a outra. O paciente do transplante tem 28 anos e é do município de Quixeré.

O primeiro transplante alogênico aconteceu em fevereiro deste ano. A paciente, de 29 anos, teve pega de medula (Enxertia), o que significa que a medula está funcionando normalmente, no décimo dia após o procedimento. Estes sinais aparecem entre o décimo e o décimo quinto dia.

Em 2012, O Hemoce iniciou a coleta em doadores para transplante de medula óssea alogênico, não aparentado. Antes, na região nordeste, o procedimento era realizado apenas nos hemocentros de Natal e Recife.

Sobre o cadastro

O Hemoce é responsável pelo cadastro dos doadores de medula óssea desde o ano 2000. Atualmente, a Hemorrede Estadual possui mais de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores as chances de encontrar um doador compatível para as milhares de pessoas que estão precisando nos hospitais.

A compatibilidade entre o doador e o receptor é definida por um conjunto de genes, que devem ser iguais. Para encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, a chance é de 25 a 35%, caso o doador não seja encontrado entre os parentes, a busca acontece em um banco internacional, onde a chance é de 1 para 1 milhão.

Para poder se cadastrar como possível doador de medula óssea, o candidato deve ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer e não ter comportamento de risco para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Serviço

Telefone: 3101.2288 - Núcleo de Medula Óssea

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente