Participamos do

Ensino fundamental: Fortaleza supera meta do Ideb

Ceará apresenta índice abaixo da meta de 3,5 no ensino médio
21:58 | Set. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A nota da Rede Pública de Fortaleza, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superou a meta estabelecida, em 2013, pelo Ministério da Educação (MEC), para o período de estudo entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A nota do ciclo final chegou a 4,7, quando a meta era 4,4. Os dados foram divulgados nesta sexta, 5, pelo MEC. Do 6º ano até o 9º ano, a meta de 3,6, estipulada para o ano passado, foi superada com a marca índices de 3,8.

Os índices da Rede Pública do Ceará também ficaram acima da meta estabelecida para os primeiros anos do ensino fundamental. O Estado alcançou 5 pontos no período de estudo entre o 1 o 5º ano, quando a meta era bater 3,9. Para o segundo período do ensino fundamental (até o 9º ano), marcou 4,1 pontos, com meta de 3,6. Porém no ensino médio, a região apresentou índice abaixo da meta de 3,5, já que marcou 3,3. Os dados são relacionados ao ano de 2013.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Índice nacional
No Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que o ensino médio e os anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) não conseguiram atingir a meta prevista de qualidade do ensino. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano) o Ideb superou a meta em 0,3 ponto.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente