Participamos do

Praça Murilo Borges encontra-se desgastada e frequentadores reclamam do local

A praça está localizada no Centro de Fortaleza e é mantida pela Justiça Federal no Ceará e pela Prefeitura de Fortaleza, após acordo em 2013
15:55 | Ago. 08, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Transitar pela praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza, é um costume diário de muitos cearenses. A praça é um daqueles pontos tradicionais onde frequentadores se reunem para conversar nos seus bancos largos. O O POVO constatou que a praça está desgastada, a fonte luminosa com a pintura gasta e com buracos causados pela oxidação.

O aposentado Antônio Campelo se reúne diariamente com amigos na praça e acredita que o local já não é mais o mesmo, pois está abandonado e moradores de rua vivem no espaço e utilizam o ambiente para suas necessidades diárias. "Depois que o BNB saiu ficou tudo abandonado. As pessoas tomavam banho na fonte, lavavam roupa e dormiam nos bancos", ressalta Antônio Campelo. Veja o vídeo:

[VIDEO1] 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde 2013, a Justiça Federal no Ceará (JFCE) e a Prefeitura de Fortaleza, fizeram um acordo para a manutenção da praça Murilo Borges. O convênio entre os dois órgãos diz que a manutenção diária é de responsabilidade da JFCE e as reformas e revitalizações no espaço é com a Prefeitura. Antes deste acordo, a praça era mantida pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 A JFCE informa que faz manutenções diárias no local, como limpeza e arborização, além de segurança. O órgão diz que a Prefeitura tem um plano de reforma da praça, revitalizando o piso, os bancos e inclusão de lixeiras de coleta seletiva. Segundo a JFCE esta reforma pode acontecer até o final de 2015.

Em notícia publicada no site da JFCE, o órgão informa que a reforma da praça terá foco na acessibilidade, melhorar o espaço de convivência e valorizar o local enquanto patrimônio público.

Em nota, a Secretaria Regional do Centro, da Prefeitura de Fortaleza, diz que “há um projeto de reforma para a praça que está em fase de conclusão”.

A unidade comenta que “a praça conta com um gari fixo que realiza varrição e coleta do lixo, de segunda-feira à sábado, das 8h às 16h”. Além disso, a Secretaria lembra que “a Secretaria Regional Centro realizou intervenções de tapa-buraco, recuperação de bancos, poda de árvores e substituição da parada de ônibus situada no local”.

Redação O POVO Online com informações do repórter Lucas Mota

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente