Participamos do

Fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus no binário começa neste sábado

Câmeras vão fazer a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos coletivos. Podem trafegar nela somente os próprios ônibus, vans e táxi
16:40 | Ago. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As faixas exclusivas de ônibus, implantadas no binário da avenidas Santos Dumont e Dom Luís, terão fiscalização eletrônica a partir deste sábado, 9, segundo a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Por enquanto, medida é de caráter educativo e os veículos não serão multados (será emitida apenas notificação).

Nas faixas, é permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi. A fiscalização eletrônica é composta de 31 câmeras em todo o binário para monitorar quem desrespeitar as faixas. “Os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. Para isso, o limite máximo para trafegar é de aproximadamente 100 metros”, explica o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima.

[SAIBAMAIS 4] “A câmera fará a leitura das placas dos veículos que passarem pelas faixas destinadas aos ônibus. Se, na câmera seguinte, a mesma placa for flagrada, ficará registrada a irregularidade”, completa Lima. Após um mês de funcionamento efetivo do equipamento as multas começarão a ser aplicadas para os infratores. O valor, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As faixas funcionam nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. A AMC informou que a implantação do binário, que integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís.

Segurança
Além das câmeras, quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, vão fazer o registro das demais infrações, como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida.

Um efetivo de 24 agentes da AMC, distribuídos em três turnos, também atua diariamente para coibir infraç%u014Des e garantir maior fluidez do tráfego. Por último, uma viatura percorre cada avenida e ruas secundárias.

Redação O POVO Online com informações da AMC

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente