Participamos do

Evento comemora a formação de 11 novos diáconos

A V Jornada Vocacional é realizada pela Arquidiocese de Fortaleza em comemoração à formação de 11 seminaristas como diáconos, grau anterior ao de padre. Encontro acontece neste domingo, 31
17:18 | Ago. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Apresentações musicais, testemunhos vocacionais, tira-dúvidas, momentos de formação, realização da III Amostra Vocacional e celebração eucarística. Estas serão as principais atividades da V Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, que acontecerá próximo domingo, 31, no Colégio Juvenal de Carvalho. A partir das 9 horas e seguindo até às 17h, o evento deve celebrar a formação de 11 diáconos, que são seminaristas já a caminho da ordenação como padres. A entrada é franca.

 

O público aguardado pela organização do evento é de oito mil pessoas. “Hoje é nível de perseverança entre os mais jovens, de 19 e 20 anos, é muito maior. Alguns já com experiências de trabalho e cursando nível superior”, comemora o reitor do Seminário Propedêutico (no bairro Henrique Jorge), o padre Rafhael Maciel, também responsável pela Pastoral Vocacional da Igreja de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Segundo o reitor, o mês de agosto na Igreja do Brasil é dedicado às vocações. “Dentre as várias atividades realizadas neste mês para promover o despertar de novas vocações, a Jornada Vocacional é o coroamento de todos os esforços”, diz o padre Rafhael. A Jornada conta também com a III Amostra Vocacional, “que objetiva dar maior visibilidade à manifestação carismática do Espírito Santo na Igreja, em nossa Arquidiocese de Fortaleza, da qual fazem parte diversas expressões eclesiais.

 

A programação também conta com vários grupos católicos de música, como a banda Missionário Shalom, Comunidade Recado, Comunidade Canção Nova, Irmã Kelly Patrícia e o cantor Cosme. A entrada é gratuita para todas as atividades. 

 

Jornada comemora número de vocações ao sacerdócio

 

O mês de agosto na Igreja do Brasil é dedicado ao despertar de novas vocações, de um modo especial a vocação sacerdotal. A Arquidiocese de Fortaleza celebra a resposta que muitos têm dado ao chamado nestes últimos anos.

 

Ao todo, Fortaleza possui 420 padres, dos quais 220 são diocesanos, ou seja, sacerdotes que não são ligados às ordens religiosas, mas à Arquidiocese diretamente. O número de seminaristas chega a 70, distribuídos nas casas de formação do Propedêutico (no bairro Henrique Jorge), Filosofia (no bairro Antônio Bezerra) e Teologia (no bairro Dias Macedo).

 

Nos últimos cinco anos, aproximadamente 250 jovens participaram dos encontros vocacionais mensais. Uma média de 20 novos seminaristas ingressam, por ano, para iniciar a formação que tem a duração mínima de 8 anos.

 

Dom José Antônio Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, já ordenou 150 padres, que estão distribuídos nas 123 paróquias e 12 Áreas Pastorais da Arquidiocese. No último dia 25 de agosto, 11 seminaristas foram ordenados Diáconos, grau anterior ao presbiterado (padre).

 

Serviço:

V Jornada Vocacional – A esperança não decepciona. Show das bandas católicas Comunidade Recado, Comunidade Canção Nova, Missionário Shalom, irmã Kelly Patrícia e Cosme. Missa com o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi. Domingo, 31, das 9h às 19 horas, no Colégio Juvenal de Carvalho (avenida João Pessoa, 4279 - Damas). Gratuito. Outras informações: 3290 1045/ 8766 3504 ou pelo site pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente