Participamos do

Aterro da Praia de Iracema e Praia do Futuro recebem Festa de Yemanjá

Celebração é principal festividade do calendário de umbanda de Fortaleza
18:34 | Ago. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Festa de Yemanjá está programada para acontecer nesta quinta, 14, e sexta-feira, 15, na Praia de Iracema e Praia do Futuro. A celebração, que é a principal do calendário de umbanda de Fortaleza e tem o objetivo de valorizar a cultura afrodescendente, suas crenças e tradições. Em 2014, a festa da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum) acontecerá na Praia do Futuro e a realizada pela Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM), em parceria com o Afoxé Filhos de Yoá, Associação Cultural Afro-brasileira Pai Luiz de Aruanda e Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça, acontecerá no Aterro da Praia de Iracema.

 

Na Praia do Futuro, a festa começará às 18 horas do desta quinta, 14, com a abertura e início dos trabalhos mediúnicos, que seguirão até às 22 horas. Na sexta-feira (15), Dia de Yemanjá, as atividades terão início mais cedo, às 9 horas, quando acontecerá o cortejo com a imagem de Yemanjá. O cortejo seguirá da sede provisória da Uecum (rua Castro e Silva, 920 – Centro) até a Praia do Futuro, onde será realizada a saudação a todos os orixás. Às 10h30min, haverá apresentação do Afoxé Acabaca. No início da tarde, às 13 horas, acontecem os trabalhos mediúnicos, seguidos de homenagens a Yemanjá.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Seguindo para o Aterro da Praia de Iracema, a festa também terá início no dia 14, às 18 horas, com acolhida dos terreiros. Na sequência, às 19 horas, será dado início aos rituais e, às 22 horas, encerrando a programação da quinta-feira, haverá a primeira oferenda a Yemanjá. No dia 15, as atividades começam pela manhã, às 10 horas, com apresentações culturais.

 

Pela tarde, às 13 horas, haverá acolhida dos terreiros; às 14 horas, será dado início dos rituais; e 17h40min, fechando a Festa, haverá a segunda oferenda a Yemanjá, que será na jaganda.

 

Além de homenagear a Rainha dos Mares, a Festa de Yemanjá oferece visibilidade e proporciona a difusão de saberes do universo da Umbanda. Em Fortaleza, por ser sincretizada com Nossa Senhora da Assunção, Yemanjá é reverenciada na mesma data que homenageia a padroeira da capital, dia 15 de agosto. A festa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura.

 

 

Serviço:

Festa de Yemanjá - União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM)

Quando: Quinta-feira (14), a partir das 18h e sexta-feira (15), a partir das 8h

Local: Avenida Dioguinho, 2551 - Praia do Futuro (em frente à barraca Zé da Praia)

Programação:

Quinta-feira (14)

18h - Abertura e início dos trabalhos mediúnicos

Sexta-feira (15)

9h - Cortejo com a imagem de Yemanjá (da sede provisória da Uecum, Rua Castro e Silva,920 – Centro, até a Praia do Futuro) e saudação a todos os orixás

10h30 - Apresentação do Afoxé Acabaca

13h - Início dos trabalhos mediúnicos e homenagens à Yemanjá

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente