Participamos do

Acusado de matar comerciante com uma chave de fenda na cabeça e ferir outro será julgado

Advogado é acusado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, ambos com duas qualificadoras (motivo fútil e meio cruel). Comerciante e pai foram atingidos pelo acusado em uma briga de trânsito, no bairro Varjota, em 2001
19:44 | Ago. 05, 2014
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Treze anos depois do assassinato do comerciante José Wildson Saraiva Belém, na época com 25 anos, o advogado Vitor Quinderé Amora, acusado de homicídio e tentativa de homicídio contra o pai de Wildson, em uma briga de trânsito, será julgado. Julgamento da 3ª Vara do Júri de Fortaleza terá início às 9 horas desta quinta-feira, 7, conforme informações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O crime ocorreu no dia 7 de agosto de 2001, após uma colisão na rua Frei Mansueto, bairro Varjota, em Fortaleza. Na ocasião, José Wildson dirigia uma Belina e se envolveu em acidente de pequenas proporções. Acompanhado do pai, o comerciante aposentado José Wilson, na época com 66 anos, e um empregado da família, Wildson aguardava o Juizado Móvel.

''O prejuízo era pouco, foi uma batida simples e a gente já tinha entrado em acordo'', contou o comerciante aposentado, em matéria publicada pelo O POVO três dias depois da briga, em 2001. Conforme o TJCE, Vitor Quinderé buzinava insistentemente por causa do engarrafamento e quase atropelou duas pessoas que estavam no local.

Indignado com a atitude do motorista, um dos presentes teria dado um tapa no teto do veículo de Vítor, que desceu do carro gesticulando e gritando xingamentos. José Wilson tentou acalmar o agressor, pedindo que se retirasse, ao que o advogado entrou novamente no veículo. Ele retornou com uma chave de fenda na mão e atingiu José Wilson na cabeça e no ombro, conforme os autos do TJCE.

O aposentado conseguiu se desviar e amenizar os golpes desferidos pelo advogado, mas o filho, José Wildson, foi atingido na cabeça quando tentava socorrer o pai. Houve uma perfuração de 18 centímetros na caixa craniana, que causou uma lesão no tronco do cérebro, e Wildson morreu alguns dias depois.

A defesa sustenta que o acusado agiu em legítima defesa e pediu a absolvição pelo assassinato. Em relação à tentativa de homicídio, requereu ainda a desclassificação do crime para lesão corporal, afirmando que não houve a intenção de matar.

Julgamento
Segundo o TJCE, o juiz Antonio Carlos Pinheiro Klein Filho presidirá o julgamento. A acusação ficará com o promotor de Justiça Humberto Ibiapina e o assistente de acusação José Anchieta Santos Sobreira. A defesa terá os advogados Clayton Marinho e Leandro Vasquez. O réu será julgado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, ambos com duas qualificadoras (motivo fútil e meio cruel).

Versão do comerciante
Na época, o aposentado José Wilson disse ao O POVO que acreditava que houve premeditação por parte do acusado ao deixar o carro distante e retornar ao local da colisão. ''Nós queremos que os fatos sejam esclarecidos. Eu sei que nada vai trazer o meu filho de volta, mas eu quero justiça'', implorou ele, em entrevista após a briga, em 2001.

Após a morte de José Wildson, dois pacientes receberam as córneas dele. Os receptores foram Júnior Pereira Alves e Breno Araújo Oliveira, que na época tinham cinco e quatro anos de idade, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente