Participamos do

Filho doa parte do fígado para pai

A cirurgia ocorreu em abril, em São Paulo, mas o retorno do pai a Fortaleza só aconteceu na última sexta, 20. O caso foi um dos primeiros de transplantes de fígado gratuito entre adultos com doador vivo do Ceará. Pai e filho passam bem
20:12 | Jul. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pernas e barriga inchadas foram os primeiros sinais que o comerciante de vidros, o cearense Luciano Bezerra, 56, teve do câncer de fígado. “Tomei um susto. Mas o pior foi a demora de encontrar um doador”, afirma. A espera chegou ao fim chegou quando o filho, o universitário Fernando Bezerra, 22, se disponibilizou a doar parte do fígado para o pai. Faltava apenas a compatibilidade, confirmada com um exame. “Ele me deu a vida. Nada mais justo que eu devolver a saúde a ele”, comemora Fernando.

 

Luciano voltou ao Ceará na última sexta, 20, depois de três meses em São Paulo, para realizar exames pré-operatórios, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico do câncer. Mais comum em crianças, a cirurgia do comerciante foi uma das primeiras de transplante gratuito de fígado, entre adultos, com doador vivo do País. A cirurgia foi custeada pelo setor de filantropia do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Governo Estadual e Federal contribuíram com as passagens aéreas. “Logo no início, precisei recorrer à Justiça para receber, do governo, medicamento de alto custo”, lembra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Luciano foi o quinto adulto a ser operado sem custos para o paciente. “Foi muito emocionante, coisa de Deus poder ter o filho compatível. Em momento nenhum ele fraquejou. Meu filho é um forte”, emociona-se o comerciante. Pai e filho se recuperam bem.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente