Participamos do

Feirantes fecham cruzamento da Alberto Nepomuceno com Deputado João Moreira

Comerciantes permanecem em local proibido na Praça da Sé. Fiscais dizem que avisos não surtiram efeito e a feira segue normalmente
15:47 | Jul. 30, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado às 22h15min

Com gritos de "queremos trabalhar", um grupo de pessoas que trabalha na feira da Sé, na avenida Alberto Nepomuceno, no Centro, fechou, na noite desta quarta, 30, o cruzamento entre a via e a avenida Deputado João Moreira, em frente à 10ª Região Militar, no Centro da Capital. Os comerciantes se recusam a sair do local de costume da feira. Fiscais da Prefeitura dizem os avisos não adiantam.

Um total de 22 pessoas, sendo dois fiscais e 20 auxiliares da Prefeitura de Fortaleza, começou a vistoriar a feira da Sé, na avenida Alberto Nepomuceno, no Centro, nas proximidades da Catedral Metropolitana de Fortaleza, no início da noite desta quarta, 30. O objetivo era verificar se o acordo entre o Município e os feirantes está sendo cumprido.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O acordo firmado em março de 2013 diz respeito aos dias da semana, horários de funcionamento e os locais em que as barracas devem ser montadas. A feira só pode ser realizada, semanalmente, entre às 19h de quarta e às 7 horas de quinta, e às 19h de sábado e 11 horas de domingo.

O objetivo é não atrapalhar o trânsito e não impedir a livre circulação de pessoas. Segundo o gerente da Célula de Mercado Ambulante, da Secretaria Regional do Centro, Rennan Azevedo, os feirantes já foram avisados e orientados a não armarem as barracas nos locais não permitidos e já foi realizada campanha de conscientização dos vendedores. Nesta quarta, os fiscais vão poder, segundo ele, apreender as mercadorias.

Os locais permitidos para a realização da feira são: rua José Avelino, Travessa Icó, feirão do Viaduto (exceto na pista) e primeiro quarteirão da rua Governador Sampaio. A feira é proibida na calçada do entorno da Catedral Metropolitana de Fortaleza e na avenida Alberto Nepomuceno. “A feira já chegou a esses locais, apesar de as equipes de fiscalização estar em trabalho constante. O número de feirantes aumentou. Estamos tentando devolver à população o direito de transitar pelas ruas e de devolver a igreja e o entorno às pessoas”, informa o fiscal.

Na operação, 15 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) também fiscalizam os estacionamentos irregulares.

 Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente