Participamos do

Carteira de estudante antiga será bloqueada em agosto

A partir do próximo dia 16, apenas os novos documentos serão aceitos. Segundo Etufor, não há previsão de prorrogação da validade
11:11 | Jul. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir do próximo dia 16 de agosto, as carteiras de estudante de 2012, 2013, e o Bilhete Único Estudantil 2013 não serão mais aceitos nos transportes coletivos de Fortaleza. Segundo a Empresa de Transporte Público de Fortaleza (Etufor), não há uma previsão de prorrogação do prazo de validade.


"Desde a última prorrogação, o movimento está baixo. A maioria que utiliza o transporte público já solicitou o documento. A demanda é diária, mas baixa", afirma a assessoria da Etufor.

O atendimento aos estudantes continua sendo realizado nos onze postos espalhados pela cidade. A prefeitura irá reforçar o serviço com duas unidades itinerantes que realizarão o cadastro da biometria facial em algumas escolas que aparecem no topo daquelas em que os alunos realizaram a solicitação da carteira, mas não fizeram o cadastro da biometria. O serviço ficará disponível nestes locais até o dia 1º de agosto e atenderá também alunos de escolas vizinhas. Depois as unidades partem para outras duas escolas e seguem um cronograma até o final da validade das carteiras.

Para solicitar o novo documento, o procedimento continua o mesmo. Os alunos de escolas públicas devem procurar a direção da unidade. Os estudantes de escolas particulares podem acessar o site da Etufor, fazer a emissão do boleto bancário e completar a solicitação com a biometria e entrega de documentos nos postos do Bilhete Único. Somente alunos que nunca tenham tido carteira de estudante precisam obrigatoriamente ir até a sede da Etufor.  

Manifestações
A validade das carteiras de estudante 2012/2013 foi prorrogada após vários protestos na sede da Etufor e nos terminais. Em um protesto no terminal da Messejana, a Polícia entrou em confronto com os manifestantes e outros usuários de ônibus também foram atingidos com spray de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Serviço:

Endereço das escolas
- EEFM Dra. Aldaci Barbosa
Av. Valparaíso – 155, Jangurussu

- EEFM Irapuan Cavalcante Pinheiro
Avenida E, 305, Conjunto Esperança

Postos de cadastro da biometria facial
- Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8h às 16h30).
- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
- Terminais da Lagoa, Conjunto Ceará, Siqueira, Parangaba, Messejana, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6h às 21h).
- Praças Coração de Jesus e José de Alencar (de segunda à sábado das 7h às 18h).
 


 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente