Participamos do

Avenidas Carapinima e da Universidade terão faixa exclusiva a partir de agosto

Até julho de 2015, 15 avenidas terão faixas exclusivas. A Prefeitura ainda garante que, em seis anos, todos os ônibus circularão com ar-condicionado
12:44 | Jul. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 24, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etudor) e das equipes do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (Paitt), definiram as seis primeiras avenidas que receberão as faixas exclusivas de ônibus. A notícia foi antecipada pelo O POVO na manchete desta quinta-feira.

 A partir de agosto deste ano, deverá entrar em operação a faixa exclusiva nas avenidas Carapinima e da Universidade. Em setembro, será a vez das avenidas José Bastos e Domingos Olímpio. No mês de outubro, as faixas serão implantadas nas avenidas Antônio Sales e Godofredo Maciel.

 A seleção das avenidas foi baseada nos critérios de estrutura viária e o fluxo de coletivos que transitam por elas. Todos estes locais contam com, pelo menos, três faixas de circulação, viabilizando a implantação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Nas avenidas Carapinima e Universidade, o fluxo chega a ser de 200 coletivos por hora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 A medida visa garantir a priorização da circulação de ônibus e vans em mais de 122 quilômetros.

 O Programa de Implantação de Faixas Exclusivas reforça a preocupação da Prefeitura em melhorar a qualidade do transporte.

 Ar-condicionado

 O Programa de Implantação de ar-condicionado nos coletivos é uma iniciativa da Prefeitura. O Órgão estabelece o prazo de seis anos para que toda a frota de coletivos da cidade tenha este serviço. A partir de dezembro deste ano, os ar-cindicionados já começaram a ser incluídos nas rotas.

 A cada ano, pelo menos 12,5% da frota de ônibus serão substituídos por veículos com ar-condicionado. Os primeiros automóveis a adquirir o dispositivo trafegarão nas vias onde foram implantadas as faixas exclusivas, como o Corredor Antônio Bezerra/Centro.

 Veja as 15 vias que receberão faixas exclusivas até julho de 2015:

 Av. da Universidade
Av. Carapinima
Av. José Bastos
Av. Eng. Santana Junior
Av. Washington Soares
Av. da Abolição
Av. Godofredo Maciel
Av. Osório de Paiva
Av. Bernardo Manuel
Av. Pres. Castro e Silva
Av. Cel. Matos Dourado
Av. Alberto Craveiro
Av. Raul Barbosa
Av. Domingos Olímpio/Antônio Sales
Av. Leste Oeste

 Redação O POVO Online com informações da Repórter Sara Oliveira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente