Participamos do

Saiba o que funciona no feriado de Corpus Christi em Fortaleza

A data terá impacto direto no funcionamento de vários serviços públicos e privados da capital cearense
12:26 | Jun. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta quinta-feira, 19, será dia de Corpus Christi. Feriado nacional no Brasil desde 1961, trata-se de uma das mais importantes celebrações do calendário da Igreja Católica por remeter ao sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo (a eucaristia). A data terá impacto direto no funcionamento de vários serviços  públicos e privados de Fortaleza.

Todos os shoppings centers abrirão normalmente, assim como os supermercados. Bancos, repartições públicas e postos de saúde fecharão. Apenas os grandes hospitais atenderão pacientes. Cagece e Coelce darão plantões. Postos de gasolina, padarias, confeitarias e pontos comerciais terão ponto facultativo.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) receberá doações de sangue no seu prédio-sede (avenida José Bastos, nº 3.390) e no posto do Instituto Doutor José Frota (IJF, no Centro) durante a manhã e o começo da tarde.

Há também programação especial para o Corpus Christi. Missas serão celebradas às 10 horas e ao meio-dia na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Às 16 horas, uma missa será realizada na Igreja de São Benedito - de onde sairá uma procissão em direção à Sé. Ao fim da procissão, uma nova missa ocorrerá.

Saiba mais sobre o feriado de Corpus Christi

Contas vencidas no feriado podem ser pagas sem juros no primeiro dia útil subsequente.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264. Ela acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A data foi escolhida em alusão à quinta-feira santa.

A procissão de Corpus Christi é feita para lembrar a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente