Participamos do

Maioria decide recuar e protesto termina

15:28 | Jun. 14, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizado às 17h20min

Os manifestantes estão se afastando da Arena Castelão e seguindo ao ponto onde iniciaram a concentração, também na Avenida Silas Munguba. Parte do grupo havia defendido que o protesto seguisse até a barreira policial mais próxima ao estádio, para que a manifestação fosse vista pela imprensa internacional e pela população. Entretanto, a decisão da maioria foi de recuar. Várias viaturas da Polícia Militar acompanham a movimentação dos manifestantes.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

16h48min

O protesto começa a se dispersar. Um pequeno grupo permanece reunido discutindo a tática do que resta da manifestação, enquanto outros já saem em caminho contrário ao do bloqueio policial.

 

16h40min

Manifestantes se aproximam da Arena Castelão, mas ainda há impasse sobre a decisão de recuar ou seguir até a barreira policial. Alguns dos participantes avaliam que hoje não há "correlação de forças" pra fazer "um enfrentamento com a Polícia". Uma nova plenária será feita neste momento.

 

16h32min

Ônibus que partiram dos bolsões de estacionamento estão precisando desviar o caminho por causa da manifestação na Avenida Silas Munguba. Os veículos estão parando no cruzamento entre as avenidas Heróis do Acre e Prudente Brasil. Os torcedores precisam caminhar cerca de 900 metros até chegar ao Castelão.

 

16h20min

Manifestantes divergem sobre o rumo do protesto deste sábado. Entre uma fala e outra, durante plenária neste momento na avenida Silas Munguba, eles gritam "Amanhã vai ser maior", em referência a uma possível manifestação na partida Brasil x México, que ocorre na próxima terça-feira em Fortaleza.

 

16h10min

Passeata de manifestantes segue pacífica. Eles agora estão parados na avenida Silas Munguba, com bandeiras e faixas, para tentar decidir o rumo do protesto. A intenção é bloquear o trânsito mais à frente, onde há um bloqueio da Fifa, perto do Castelão.

 

15h40min

Com uma grande faixa pregando “morte ao capitalismo”, um pequeno grupo de manifestantes caminha pela Avenida Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) em direção ao estádio Castelão. Eles gritam palavras de ordem e entregam panfletos à população. Policiais acompanham o protesto.  Em alguns trechos da Avenida Silas Munguba, que está bastante congestionada, alguns manifestantes tentam encontrar o grupo principal.

 às 15h

Um grupo de manifestantes está concentrado na avenida Silas Munguba, antiga Dedé Brasil, nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), mas ainda não há movimentação de protestos. Forte aparato policial também se concentra nas vias de acesso ao Castelão, mas o clima em frente ao estádio é de tranquilidade.

Uma manifestação foi marcada para ocorrer neste sábado, a partir das 14 horas, no local. Segundo a página do evento no Facebook - Chega de Circo - As ruas são nossas, o objetivo do protesto é "lutar por uma sociedade mais justa".

Às 15h30min, ainda é pequeno o número de pessoas reunidas no local. Não há registro de confusão, tumulto ou confronto entre manifestantes e Polícia.

Mais informações em Instantes

Redação O POVO Online com informações da repórter Camila Holanda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente