Participamos do

Fan Fest disponibiliza realização de testes de HIV

As senhas para os teste são distribuídas de 12 às 16 horas. Teste é feito na sala de apoio do Gpverno, no aterro da Praia de Iracema
18:10 | Jun. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A campanha “Proteja Gol” promove, durante a Fifa Fan Fest, realização de teste de HIV, conforme informações dão Governo do Estado do Ceará. A partir desta quarta-feira, 18, a arena no aterro da Praia de Iracema disponibilizará teste rápidos de sangue, na sala de apoio das coordenações de controle da Aids do Estado e de Fortaleza.

Segundo o governo, foram selecionados 20 voluntários entre estudantes de medicina e enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Faculdade Christus para a mobilização de torcedores e do público da Fan Fest. Nos dias de realização dos testes rápidos, serão distribuídas senhas aos interessados, das 12 às 16 horas.

A testagem rápida para HIV é feita a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório, ainda conforme o Governo.

Doença
A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue.O uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis evita a transmissão do vírus.

Preservativos
Na quinta-feira, 19, a campanha fará distribuição de preservativos masculinos e femininos e entrega de material educativo sobre aids ao público da Fan Fest, das 11 às 17 horas. A sala de apoio da campanha também contará com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que ficarão à disposição do público para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre HIV, Aids e outros doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Redação O POVO Online com
informações do Governo do Estado do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente