Participamos do

Ceará tem a maior cobertura vacinal contra HPV

20:34 | Jun. 02, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ceará é o estado brasileiro que mais vacinou contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Segundo balanço do Ministério da Saúde (MS), divulagdo nesta segunda-feira, 2, em menos de três meses, mais de 4,1 milhões de meninas já receberam a primeira dose da vacina no País. Destas, 240.060 foram no Ceará, totalizando 98,87% da cobertura vacinal no Estado. O público-alvo no Brasil é formado por 4,9 milhões de adolescentes na faixa-etária de 11 a 13 anos. A meta era vacinar 80% desta população. 

Depois do Ceará, vêm São Paulo, com 96% de cobertura, e Santa Catarina, com 92,8%. O balanço divulgado pelo Ministério da Saúde só contabiliza as doses aplicadas em 2014. Por terem iniciado a vacinação contra HPV em 2013, Distrito Federal e Amazonas apresentam situações diferentes das outras unidades da federação. Este ano, o DF vacina meninas de 9 a 13 anos, enquanto Amazonas imuniza as garotas de 11 a 13 anos que não receberam as doses quando a vacina foi ofertada no ano passado.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Araripe foi o município cearense que mais teve meninas vaciandas. O objetivo era imunizar 715 adolescentes e foram aplicadas 1.242 vacinas. Na Capital, 75 mil adolescentes foram imunizadas. superando o objetivo, que era 60 mil.

HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos.
Redação O POVO Online com informações do Ministério da Saúde 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente