Participamos do

Candidatos reclamam de desorganização de concurso em Fortaleza

A situação foi denunciada por dezenas de pessoas ao O POVO Online. IFCE admite falhas e fala em possível anulação do concurso
17:38 | Jun. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 22h

Atraso, desorganização e falta de informações no concurso do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizado neste domingo, 22, em Fortaleza, deixaram os candidatos indignados. A situação foi denunciada ao O POVO Online por pessoas que foram fazer as provas de nível técnico nesta tarde. Há informações que o problema também ocorreu pela manhã e que, inclusive, provas não foram realizadas. IFCE admite falhas apenas no atraso das provas realizadas à tarde, culpa empresa terceirizada e fala em possível anulação do concurso.

Os candidatos que estavam na Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals utilizavam o celular nos corredores do colégio no horário em que a prova já deveria ter começado, que seria às 16 horas. Esposa de um dos candidatos, uma mulher, que pediu para não ser identificada, contou que fez o concurso pela manhã e que também houve atraso. Para ela, a situação dá margem para fraudes. “Foi uma desorganização total, do começo ao fim. Como é que uma prova marcada para 16 horas começa às 17 horas? É absurdo”, reclamou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

 

 




 

 

 

 

O POVO flagrou o momento em que um funcionário do IFCE chegou ao colégio, por volta das 16h50min, com dois pacotes lacrados contendo provas. Abordado, o homem confirmou que os envelopes continham as avaliações, mas se recusou a comentar o atraso. “Não sei de nada”, disse. Testemunhas informaram que se tratava da terceira vez, depois da 16 horas, que funcionários entravam na instituição com envelopes de provas.

Um pouco antes das 17 horas, um candidato informou à reportagem que a prova iria começar no colégio Doutor César Cals. Entretanto, informações dão conta que no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh) e em alguns colégios, como João Matos, Presidente Castelo Branco e Justiniano de Serpa, as provas não foram realizadas. Candidatos da Capital, do Interior do Ceará e até de outros estados estão se sentido prejudicados e pedem a anulação do concurso.

Pelo WhatsApp do O POVO, dezenas de candidatos denunciaram a desorganização e informaram que o problema ocorreu nos seguintes locais: nos colégios João Matos, Presidente Castelo Branco, Justiniano de Serpa e Cesar Cals; na faculdade Fic Moreira Campos; no Imparh; e no próprio IFCE.

Procurada pelo O POVO Online no final desta tarde, a assessoria de comunicação da IFCE se manifestou por volta de 21 horas. Em nota, a IFCE admite falhas apenas nas realizações das provas que tiveram início nesta tarde deste domingo, e culpa a empresa terceirizada pelo atraso. A nota também informa que nesta segunda-feira, 23, o IFCE se pronunciará sobre uma possível anulação do concurso. Confira nota na íntegra:

Nota oficial sobre o concurso público para técnico-administrativo do IFCE edital no 05/2014
A reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) vem a público informar acerca da realização das provas do concurso público para servidores técnico-administrativos da instituição, realizadas neste domingo, 22, referente ao edital no 05/2014:
1 – As provas para 14 cargos de níveis C e E, aplicadas durante o período da manhã deste domingo, 22, transcorreram normalmente nos 35 locais de aplicação, para os quais estavam inscritos cerca de 23 mil candidatos. O cronograma do concurso público para esses cargos está mantido.
2 – As provas para determinados cargos de nível D, aplicadas durante o período da tarde deste domingo, 22, para os quais se inscreveram cerca de 16 mil candidatos, tiveram registradas, em alguns dos 19 locais de aplicação, ocorrências extraordinárias que estão sendo apuradas pela equipe organizadora do concurso;
3 – Em alguns desses locais, foi registrado atraso na entrega das provas durante a tarde deste domingo, 22, decorrente de falha em sistema informatizado de responsabilidade de empresa terceirizada contratada pelo IFCE, o que impactou na logística do concurso;
4 – Nesta segunda-feira, 23, concluído o mapeamento dos problemas registrados durante as provas para os cargos de nível D, o IFCE se manifestará sobre possível anulação do concurso para os cargos eventualmente afetados pela falha ocorrida e publicação de novo cronograma somente para esses cargos.
5 – O IFCE reitera seu compromisso com a lisura e a transparência de todos os seus concursos públicos, razão pela qual garante que está tomando todas as medidas necessárias para que a isonomia entre os candidatos seja garantida até o fim do certame.

Veja vídeo de candidatos à espera da prova no colégio João Matos:

[VIDEO1]

Desorganização deixou candidatos revoltados no colégio Presidente Castelo Branco. Confira vídeos:

[VIDEO2]

[VIDEO3] 

Redação O POVO Online com informações do repórter Thiago Paiva

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente